PRINCIPAL FORNECEDOR

Exportações de café do Brasil para o Chile crescem 172% em quatro anos

Por Redação - Em 22/04/2025 às 11:39 AM

Café Verde Foto Freepik

Atualmente, o Brasil já detém 75% do mercado chileno de café verde FOTO: Freepik

O café brasileiro tem ganhado espaço no mercado chileno, com destaque para o produto em grão verde. Entre 2020 e 2024, as exportações do Brasil para o Chile cresceram 171,8%, segundo dados da aduana chilena, consolidando o país como principal fornecedor, à frente de tradicionais produtores como Colômbia e Peru.

O maior avanço foi registrado no café verde, que passou de US$ 16,78 milhões em 2020 para US$ 43,22 milhões em 2024. Também se destaca a forte demanda por cafés especiais. De acordo com o Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), entre janeiro e julho de 2023, as exportações brasileiras dessa categoria para o Chile aumentaram 785,5%.

Dados do ComexVis, plataforma do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, apontam que, entre janeiro e março de 2025, as vendas de café verde e torrado para o Chile cresceram 128% em relação a igual período do ano anterior.

Para o embaixador do Brasil no Chile, Paulo Pacheco, a mudança de hábito dos chilenos, historicamente mais ligados ao consumo de chá, contribui para esse crescimento. Atualmente, o Brasil já detém 75% do mercado chileno de café verde.

O chefe do setor econômico da embaixada, Felipe Ribeiro, destaca que o diferencial brasileiro está na variedade de regiões produtoras, nas certificações de origem e na sustentabilidade. Segundo ele, o café do Brasil repassa maior valor ao produtor do que outros países, o que também tem impulsionado a competitividade no exterior.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business