TARIFAS

Exportações industriais devem cair nos próximos 6 meses, aponta CNI

Por Redação - Em 20/08/2025 às 10:18 AM

Produção Industrial Foto Agência Brasil

O índice de expectativa de exportações caiu 5,1 pontos neste mês, atingindo 46,6 pontos FOTO: Agência Brasil

A indústria brasileira iniciou o mês de agosto sob o impacto da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos às importações de produtos nacionais. O índice de expectativa de exportações caiu 5,1 pontos neste mês, atingindo 46,6 pontos. Como o indicador ficou abaixo da linha dos 50, ele sinaliza que os empresários do setor preveem queda nas vendas externas ao longo dos próximos seis meses. É a primeira vez, desde novembro de 2023, que esse índice aponta retração.

Segundo a Sondagem Industrial divulgada nesta quarta-feira (20) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o pessimismo está relacionado à insegurança causada pela nova política comercial dos EUA, em vigor desde o dia 6 de agosto. Em 2024, até o momento, a indústria brasileira exportou o equivalente a US$ 17,5 bilhões. Para Isabella Bianchi, analista de Políticas e Indústria da CNI, o cenário externo mais instável tem influenciado diretamente as expectativas negativas do setor.

Além das exportações, o mercado de trabalho também mostra sinais de enfraquecimento. O índice de expectativa para número de empregados caiu para 49,3 pontos, indicando que os empresários não esperam aumento nas contratações. A perspectiva de demanda também recuou, marcando 53,1 pontos, assim como o índice de compras de insumos e matérias-primas, que caiu para 52,1. Embora ainda estejam acima da linha de 50 pontos — que separa otimismo de pessimismo — os dados revelam um ritmo de crescimento menor em relação a julho.

Outro sinal de cautela vem do índice de intenção de investimento, que chegou a 54,6 pontos, o menor nível registrado desde outubro de 2023. Esse recuo mostra que os empresários estão mais reticentes em apostar recursos no curto prazo.

Apesar do clima de incerteza, a produção industrial apresentou leve alta no mês de julho. O índice que mede a evolução da produção chegou a 52,6 pontos, indicando crescimento em comparação a junho. No entanto, o número de empregados no setor caiu, com o índice marcando novamente 49,3 pontos, o que confirma a redução de postos de trabalho.

A sondagem da CNI foi realizada entre os dias 1º e 12 de agosto e ouviu 1.500 empresas, das quais 601 são de pequeno porte, 518 de médio porte e 381 de grande porte.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business