EXPORTAÇÕES

Exportadores correm para embarcar produtos antes de tarifa dos EUA

Por Redação - Em 17/07/2025 às 5:25 PM

Conteiner, Exportações, Porto De Santos Foto Porto De Santos

Entre as altas registradas, destaca-se o crescimento de 96% nos embarques de proteína animal

O Porto de Santos já sente os efeitos do anúncio de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos, previstas para entrarem em vigor em 1º de agosto. Exportadores têm antecipado embarques em uma tentativa de evitar os impactos da medida anunciada pelo presidente Donald Trump.

Segundo o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, o movimento no terminal aumentou significativamente nas últimas semanas. “Já observamos uma corrida para antecipar os envios”, afirmou.

Entre as altas registradas, destaca-se o crescimento de 96% nos embarques de proteína animal (carne bovina, frango, suína e miúdos) entre a primeira e a segunda semana de julho. A exportação de café subiu 17% no mesmo período, enquanto os embarques de celulose chegaram a 49.400 toneladas nesta semana — na anterior, não houve nenhum.

O tráfego de caminhões com destino ao porto também aumentou cerca de 70% desde o anúncio da tarifa.

Apesar do crescimento atípico, Pomini afirma que a operação segue dentro da capacidade do porto. “A infraestrutura comporta a demanda atual, embora exija esforço extra da gestão portuária”.

Os EUA são o segundo maior parceiro comercial do Brasil, e o Porto de Santos responde por cerca de 30% da corrente de comércio do país.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business