ZPE CEARÁ
Fábio Feijó integra missão estratégica pela Ásia visando atrair investimentos
Por Marcelo Cabral - Em 09/10/2025 às 12:09 PM
O presidente da Zona de Processamento de Exportação do Ceará (ZPE Ceará), Fábio Feijó, integra uma comitiva que representa a free trade zone cearense em uma importante missão institucional pela Ásia. A viagem, que se estende até o próximo domingo (12), inclui visitas técnicas a zonas de livre comércio, participação em um dos maiores congressos mundiais do setor e rodadas de negócios com potenciais investidores internacionais.

Comitiva brasileira tem a participação do presidente da ZPE Ceará, Fábio Feijó Foto: Divulgação
A comitiva é formada por empresários, gestores públicos e autoridades federais e estaduais ligadas ao ecossistema de ZPEs brasileiras. O primeiro destino foi Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, onde o presidente da ZPE Ceará conheceu de perto a operação de duas das principais zonas de livre comércio do planeta: a Jebel Ali Free Zone (Jafza), eleita em 2024 a melhor do mundo pelo fDi’s Global Free Zones of the Year, e a Dubai Integrated Economic Zones Authority (DIEZ), que figurou entre as dez melhores no quesito inovação na mesma premiação.
Especializada em serviços, a DIEZ se tornou uma referência global no setor – área que, segundo lembra Feijó, em breve passará a ser explorada pela ZPE Ceará, após a recente autorização do Governo Federal para a operação de serviços nas zonas de processamento de exportação brasileiras. A aproximação com esses modelos é vista como estratégica para o posicionamento da ZPE cearense no cenário internacional.
Participação em congresso mundial na China
Ontem, Fábio Feijó seguiu para a província de Hainan, na China, onde representará o Ceará na 11ª edição da World Free Zones Organization Annual Congress, um dos mais importantes encontros globais sobre comércio exterior e logística. O evento inicia amanhã e vai até domingo.
Além de participar como palestrante, Feijó integrará o painel ‘Redefining Connectivity in a Fragmented World: Future of Trade & Logistics’ (‘Redefinindo a conectividade em um mundo fragmentado: Painel sobre o futuro do comércio e da logística’), reunindo lideranças internacionais para debater caminhos estratégicos para o comércio global em um contexto geopolítico complexo.
Benchmarking internacional e atração de negócios
De acordo com o presidente da ZPE Ceará, a missão tem um propósito claro: aproximar a free zone cearense das melhores práticas globais e ampliar a sua inserção estratégica no mercado internacional. “No sentido de conhecer as melhores práticas das ZPEs pelo mundo, para que possamos incorporá-las dentro da nossa ZPE. Além disso, também participaremos de uma rodada com investidores, buscando atrair novos negócios”, explica Feijó.
Além de Fábio Feijó, a missão conta com nomes de peso do ecossistema de comércio exterior brasileiro, como Marcus Paulo Silva, presidente da Associação Brasil China de Negócios, e Helson Braga, presidente da Associação Brasileira de Zonas de Processamento de Exportação (Abrazpe), além de empresários e executivos ligados ao setor. Com uma agenda robusta e estratégica, a viagem consolida a presença da ZPE Ceará no circuito internacional de free zones, reforçando o compromisso do Estado com a inovação, a atração de investimentos e a integração global.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























