Ciberataque
Falha em sistema de check-in provoca cancelamentos de voos na Europa
Por Julia Fernandes Fraga - Em 20/09/2025 às 2:12 PM

Após ataques digitais, voos na Europa sofreram alterações. Foto: Divulgação
Vários aeroportos da Europa, incluindo Bruxelas, Berlim e Heathrow, em Londres, sofreram neste sábado (20) uma “disrupção relacionada com ciberataques”. A Collins Aerospace, fornecedora do sistema MUSE usado para check-in e despacho de bagagens, confirmou que o problema teve origem em seu software.
Segundo o Aeroporto de Bruxelas, o ataque ocorreu na noite de sexta (19) e provocou “consequências importantes no programa de voos”. Houve ao menos 10 cancelamentos e 17 atrasos superiores a uma hora. O terminal registrou também quatro desvios de voos para outros aeroportos.
Em Berlim, a administração relatou um “problema técnico com um fornecedor”, sem confirmar se foi um ataque cibernético, mas reconhecendo o impacto nas operações. Já o Heathrow informou que a instabilidade poderia causar atrasos, mas classificou o impacto como “mínimo” e não registrou cancelamentos diretos.
A Eurocontrol, órgão europeu de controle aéreo, recomendou o cancelamento de metade dos voos entre 4h00 GMT de sábado e 2h00 GMT de domingo e orientou os passageiros a checar a situação dos voos com antecedência e chegar mais cedo aos aeroportos.
No Brasil, o Aeroporto Internacional de Fortaleza informou, em comunicado, que nenhum voo internacional com destino à capital cearense foi afetado.
A Collins Aerospace declarou que o incidente “pode ser mitigado com operações de check-in manual” e que trabalha para restaurar completamente o sistema.
Mais notícias
SUSTENTABILIDADE




























