Patrimônio recuperado

Farol do Mucuripe entra na reta final das obras e se prepara para reabrir em julho como polo turístico e cultural

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 20/05/2025 às 10:40 AM

Farol Do Mucuripe 500x333

O Farol do Mucuripe, erguido no século XIX e presente até hoje na bandeira da cidade, se reposiciona assim  como vetor de turismo sustentável, cultura e desenvolvimento urbano Foto: Divulgação

O icônico Farol do Mucuripe, um dos símbolos mais queridos de Fortaleza, está prestes a ser devolvido à paisagem da capital com cara nova e propósito ampliado. A previsão é de que a obra de recuperação do equipamento seja concluída até julho, marcando uma nova fase para o tradicional ponto turístico, que agora também se reverterá em um espaço de cultura e convivência à beira-mar.

A requalificação do farol é fruto de um investimento de R$ 2,6 milhões por parte do Governo do Estado, com execução coordenada pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur).

O projeto inclui intervenções como a restauração da escada helicoidal em ferro fundido, a recomposição do lampadário, a ampliação da varanda e a urbanização do entorno — com paisagismo, iluminação cênica e áreas de lazer. A ordem de serviço foi assinada em setembro de 2024, com prazo inicial de oito meses para a entrega.

Segundo o secretário do Turismo, Eduardo Bismarck, a obra entrou no 11º mês de execução, após ganhar novo ritmo a partir de janeiro de 2025. “Estamos com 73% da obra concluída, conforme medição feita em 13 de maio, com previsão de entrega em julho. Em dezembro, quando assumimos a secretaria, o percentual era de apenas 25,21%”, afirmou.

Revitalização histórica com foco no futuro

Durante visita técnica realizada na segunda-feira, 19 de maio, o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, confirmou que a obra já se encontra em fase de finalização. “Agora é aquela fase de acabamento, que são os detalhes. Iluminação, gramados, fiação, interruptores, pintura fina…”, explicou.

De acordo com ele, o entorno do farol ganhará um novo charme com a instalação de gramados e iluminação planejada, criando um espaço acolhedor para moradores e visitantes.

A presença de Bismarck no local teve um tom simbólico, reforçando o papel estratégico do equipamento na valorização do patrimônio histórico e na dinamização econômica da orla. “A ideia é começar logo a retirada dos tapumes e liberar a área para que turistas e, especialmente, a comunidade aqui ao lado possam ocupar esse espaço, se divertir, ter seu lazer”, destacou o secretário, em vídeo gravado durante a inspeção.

O Farol do Mucuripe, erguido no século XIX e presente até hoje na bandeira da cidade, se reposiciona assim como vetor de turismo sustentável, cultura e desenvolvimento urbano.

A conclusão da obra também atende a uma demanda antiga dos moradores da região e deve injetar nova vitalidade na economia local por meio do estímulo à visitação e ao empreendedorismo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business