COMBUSTÍVEIS

Fator de utilização das refinarias da Petrobras atinge 96,8% em setembro

Por Redação - Em 08/10/2024 às 9:11 AM

Refinaria, Refino De Petróleo Foto Petrobras

No terceiro trimestre, a empresa registrou recorde de processamento de óleos do pré-sal, com 73% da carga total

A Petrobras informou que o Fator de Utilização das Refinarias (Fut) alcançou 96,8% em setembro, o melhor resultado mensal de 2024. O acumulado do terceiro trimestre atingiu 95,2%.

O Fut é calculado com base no volume de carga de petróleo processado em relação à carga de referência das refinarias, considerando os limites de projeto, segurança, meio ambiente e qualidade dos derivados.

No terceiro trimestre, a empresa registrou recorde de processamento de óleos do pré-sal, com 73% da carga total. A produção de gasolina também atingiu um recorde de 6,38 milhões de m³ no trimestre. Em setembro, a participação do pré-sal na produção total foi de 79,7%, a maior da história.

A produção de asfalto cresceu, totalizando 803 mil toneladas no trimestre, com recordes na Refinaria Duque de Caxias (Reduc) e na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), que produziram 32 mil e 51 mil toneladas, respectivamente.

O diretor de Processos Industriais da Petrobras, William França da Silva, destacou que os resultados são resultado de investimentos em modernização, confiabilidade dos ativos, otimização de processos e aplicação de tecnologias. Ele afirmou que os dados demonstram o compromisso da Petrobras com a eficiência e rentabilidade de suas operações, fruto do trabalho integrado da companhia.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business