TRANSIÇÃO ENERGÉTICA GLOBAL
FIEC apresenta marcos que reforçam o protagonismo do Ceará na área do H²V
Por Marcelo Cabral - Em 18/11/2025 às 7:54 PM
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) recebeu nesta terça-feira (18), representantes do Governo do Estado, da academia e do setor produtivo para apresentar os avanços do convênio firmado com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece). O acordo sustenta a elaboração do Masterplan do Hub de Hidrogênio Verde (H²V), iniciativa que vem posicionando o Ceará entre os protagonistas da transição energética mundial.

Jurandir Picanço destacou a relevância do trabalho realizado Foto: Paula Amaral/Gecom FIEC
A exposição dos resultados ficou a cargo do gerente do Observatório da Indústria Ceará e economista-chefe da FIEC, Guilherme Muchale, e do especialista em Prospectiva e Cooperação Estratégica, Gabriel Gaspar. Dois marcos previstos para 2025 concentraram as atenções. O primeiro é a Plataforma de Hidrogênio Verde do Ceará, ferramenta digital que reunirá dados, mapas interativos e análises sobre o ecossistema instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. O segundo é o estudo ‘Educação e competências para o futuro: Hidrogênio Verde’, produzido em parceria com o Governo do Estado, que identifica habilidades essenciais para formar profissionais da cadeia do H²V.
Para a Adece, o convênio consolida uma estratégia madura e estruturada para a instalação do Hub de H²V no Pecém. “Agora nós temos um amplo estudo sobre o Hidrogênio Verde, suas demandas e até nossos concorrentes. Com esse último eixo, que trata das competências necessárias, existe uma base objetiva para estruturar um programa de desenvolvimento do H²V no Ceará”, destacou o diretor de Fomento da instituição, Luís Eduardo Barros.
A secretária executiva da Indústria da SDE, Brígida Miola, reforçou que o masterplan se tornou um instrumento de validação entre os setores público e privado. “É com esse esforço conjunto que conseguimos mostrar que o Ceará já entrega resultados, não é mais só discurso. Hoje temos evidências reais sobre Hidrogênio Verde, energias renováveis e transição energética justa”, afirmou.
Ceará no cenário global de H²V
Entre os avanços reconhecidos, a plataforma digital do H²V ganhou protagonismo e foi classificada como uma das entregas mais relevantes do ano. Para o consultor de Energia da FIEC, Jurandir Picanço, a iniciativa projeta o Ceará em um cenário global competitivo. “É um trabalho espetacular, que evidencia a competência da FIEC, por meio da equipe do Observatório da Indústria Ceará, e a colaboração das instituições envolvidas. O resultado é de altíssima qualidade e reforça o papel do Estado na transição energética”, avaliou.
O gerente de Sustentabilidade da FIEC, Joaquim Rolim, lembrou que o convênio é fruto de uma governança sólida entre setor produtivo, universidades e governo. “O trabalho gerou resultados sólidos, como a plataforma e o mapeamento de perfis profissionais da cadeia de hidrogênio. No World Hydrogen 2025 Summit & Exhibition, em Roterdã, onde parte desse conteúdo foi lançada inicialmente em inglês, ficou evidente o potencial dessa ferramenta para apoiar empresários, pesquisadores e gestores públicos nas suas apresentações sobre o Ceará”, destacou.
A reunião também apresentou os próximos passos do convênio, que incluem ampliar o acesso às informações para indústrias, instituições de ensino e demais agentes envolvidos no desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde no Pecém. A meta é fortalecer o posicionamento estratégico do Estado e levar os estudos a quem integra, impulsiona ou planeja ingressar na cadeia produtiva do H²V.
Mais notícias
Registro Natalino



























