CAPACIDADE INOVADORA
FIEC e CNI lançam edição 2025 do Índice de Inovação dos Estados em Brasília
Por Marcelo Cabral - Em 18/08/2025 às 11:38 AM
A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), lança nesta terça-feira (19), às 15 horas, a edição 2025 do Índice de Inovação dos Estados. O evento, realizado por meio do Observatório da Indústria Ceará, acontecerá em Brasília e terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais do YouTube do Observatório e da própria CNI.

Guilherme Muchale é economista-chefe da FIEC e gerente do Observatório da Indústria, que tem uma das maiores bases de dados econômicos do Brasil Foto: Laura Guerreiro/Gecom FIEC
Pioneiro no Brasil, o índice compara a capacidade inovadora das 27 unidades da federação, oferecendo um diagnóstico estratégico para orientar políticas públicas, investimentos privados e iniciativas de desenvolvimento tecnológico e industrial. Mais do que um ranking, a ferramenta aponta oportunidades para elevar a competitividade regional e nacional.
O estudo conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Sebrae Nacional. Além disso, se consolida como referência em inteligência estratégica para governos, empresas e instituições.
Como funciona o Índice
Estruturado em duas dimensões – Capacidades e Resultados -, o índice analisa aspectos como infraestrutura, investimentos em ciência e tecnologia, qualificação de capital humano, solidez institucional, produção científica, geração de propriedade intelectual, dinamismo empreendedor e sustentabilidade ambiental.
Baseado em 12 indicadores, o levantamento permite acompanhar tendências desde a sua criação, em 2019. Além de destacar avanços, revela desafios e aponta oportunidades específicas para cada estado e região, servindo como guia para a formulação de estratégias com maior assertividade no campo da inovação.
Em sua sétima edição consecutiva, o Índice de Inovação dos Estados reafirma o protagonismo da FIEC na produção de análises estratégicas para o País, consolidando o Observatório da Indústria Ceará como uma das principais referências brasileiras em armazenamento, análise de tendências e dados voltados à indústria nacional.
Mais notícias
Conexão Criativa



























