DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO

FIEC homenageia sete empresários em comemoração pelo Dia da Indústria

Por Marcelo - Em 10/05/2024 às 3:21 PM

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) realizou uma prestigiada cerimônia para marcar o Dia da Indústria e homenageou sete personalidades que se destacaram por suas contribuições ao segmento industrial cearense e nacional. Foram entregues a Medalha do Mérito Industrial da FIEC a seis empresários com ampla atuação no Estado e outros estados, e a Ordem do Mérito Industrial, concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A solenidade foi presidida pelo presidente da FIEC e vice-presidente Executivo da CNI, Ricardo Cavalcante, ressaltando a importância da indústria para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Fernando Pessoa, Aline Telles, Cristiano Maia, Ricardo Cavalcante, Elmano de Freitas, Mário Araripe, Deusmar Queirós, Lourival Tavares e Ricardo Steinbruch durante a solenidade da FIEC

Ele também celebrou a determinação e o compromisso dos agraciados em promover inovação, crescimento sustentável e fortalecimento das cadeias produtivas. Afinal o setor industrial cearense representa 20,5% do PIB do Estado, 23% da arrecadação de impostos, 84% das exportações e gera 350.069 postos de trabalho em suas 14.300 empresas de todos os portes “Somos o setor produtivo com maior capilaridade no tecido socioeconômico. O resultado do nosso esforço criativo e da nossa capacidade de trabalho se faz presente em todos os espaços onde há interação humana. Desde os primeiros passos que damos, todas as nossas experiências de vida têm a marca da indústria. Estamos na alimentação, na educação, na saúde, no lazer, no vestir, no ir e vir cotidiano das pessoas. Em nossas unidades fabris, geramos centenas de milhares de empregos de qualidade, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e econômicas”, afirma.

Homenageados

A Medalha do Mérito Industrial da FIEC foi concedida aos empresários Aline Telles Chaves, presidente do Grupo Telles; Cristiano Peixoto Maia, presidente do Grupo Samaria, e Roberto Soares Pessoa, prefeito de Maracanaú e presidente e fundador da Emape, relativa ao ano de 2023. Já Francisco Deusmar de Queirós, fundador do Grupo Pague Menos; Mário Araújo Alencar Araripe, sócio-fundador da Casa dos Ventos, e Lourival Assunção Tavares, presidente do Grupo Tavares e Cerâmica Assunção, receberam a premiação alusiva a 2024. A noite de comemorações contou também com a entrega da Ordem do Mérito Industrial da CNI a Ricardo Steinbruch, presidente do Conselho de Administração da Vicunha Têxtil e da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (ABIT).

Ricardo Cavalcante confia no sucesso do Hub de H²V no Pecém

Após pedir um minuto de silêncio pelas vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul, Ricardo Cavalcante ressaltou que ao lado do Governo do Ceará e das instituições de ensino, pesquisa e desenvolvimento, o Sistema FIEC tem protagonizado iniciativas voltadas para o usufruto das oportunidades geradas pela transição energética. “Acreditamos no Ceará. Não mediremos esforços para ver o nosso Estado e as indústrias aqui instaladas, entre os grandes players do cenário energético global“, destaca o presidente da FIEC, salientando sua determinação em adotar todas as medidas necessárias para a implementação do Hub de Hidrogênio Verde no Complexo do Pecém.

O prestigiado evento reuniu empresários com atuação local e nacional, lideranças políticas, representantes do terceiro setor e personalidades dos mais diferentes segmentos produtivos, para celebrar o Dia da Indústria e aplaudir os homenageados. Dentre as presenças de destaque o governador Elmano de Freitas e sua vice, Jade Romero; o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista; os presidentes da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Evandro Leitão; da Câmara Municipal de Fortaleza, Gardel Rolim; do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, Rholden Queiroz; do Banco do Nordeste (BNB), Paulo Câmara; da CDL Fortaleza, Assis Cavalcante; do Setcarce, Marcelo Maranhão; o ex-presidente do TJCE, Washington Luís Bezerra de Araújo. Empresários de relevância na economia cearense como José Carlos Pontes (Grupo Marquise), Júlio Ventura (Grupo Carmais), Gaudêncio Lucena (Corpvs), Patriolino Dias (Dias de Sousa), Enid Câmara (Prática Eventos), Ticiana Rolim Queiroz (Somos Um), e muitos nomes de peso nos cenários político e empresarial cearenses.

Cerimônia teve a participação de centenas de integrantes da sociedade cearense, lotando o buffet

Mais notícias

Ver tudo de IN Business