CONEXÕES GLOBAIS

FIEC inicia missão internacional a Hong Kong focada em inovação e liderança

Por Marcelo Cabral - Em 20/10/2025 às 1:57 PM

Ricardo Cavalcante e o reitor Hongbin Cai, na abertura da missão na HKU                  Fotos: Gecom/FIEC

O Programa de Educação Executiva Internacional – Hong Kong Leading Beyond, promovido pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), teve início nesta segunda-feira (20), em Hong Kong, marcando o começo de uma imersão voltada à inovação, liderança e conexões globais.

O reitor da HKU, professor Hongbin Cai, destacou em seu discurso de boas-vindas o papel das parcerias internacionais para o fortalecimento da pesquisa e do desenvolvimento global. “Iniciativas como o programa representam oportunidades valiosas de aprendizado mútuo e construção de pontes entre economias“, ressaltou.

Secretários Chagas Vieira e Fabrízio Gomes no evento em Hong Kong

A abertura contou com duas sessões acadêmicas na Universidade de Hong Kong (HKU), conduzidas por professores renomados que abordaram temas como Indústria 5.0, tecnologias emergentes, robotização, economia chinesa e o futuro humanocêntrico. O grupo é formado por 40 líderes empresariais, gestores públicos – entre eles os secretários da Casa Civil, Chagas Vieira, e da Fazenda, Fabrízio Gomes -, além de representantes de instituições de ensino e inovação do Ceará.

Na abertura, o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante, reforçou a importância da imersão. “A FIEC tem buscado constantemente referências mundiais para inspirar o desenvolvimento industrial e das lideranças do Ceará. Estar aqui em Hong Kong é uma oportunidade única de compreender as transformações globais e identificar novas possibilidades de negócios e parcerias para o Estado”, afirmou.

Programação diversificada e Indústria 5.0

Entre os destaques do dia, os professores Heiwai Tang, Jing Li, Ray Y. Zhong e Weiming Zhu apresentaram as transformações da economia chinesa e os fundamentos da Indústria 5.0. “A próxima revolução industrial não é sobre substituir pessoas por máquinas, mas sobre fazer com que humanos e robôs trabalhem juntos, de forma colaborativa e ética”, destacou Zhong, ao defender que “a tecnologia deve servir às pessoas, não o contrário”.

Encerrando o primeiro dia, a comitiva visitou a InvestHK e o Office for Attracting Strategic Enterprises (OASES), onde foram apresentados os diferenciais competitivos de Hong Kong e as oportunidades de parceria técnicas e estratégicas com o Brasil e também com o Ceará.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, avaliou o início da jornada como promissor. “Começamos a imersão com duas aulas que nos fizeram refletir sobre o papel do Brasil e do Ceará nesse novo cenário global. Foi um dia de grandes aprendizados e de muitas possibilidades abertas”, destacou.

Com uma programação que combina conhecimento e networking, teoria e prática, o Hong Kong Leading Beyond segue até a próxima sexta-feira (24) com visitas técnicas, encontros empresariais e novas sessões acadêmicas voltadas ao desenvolvimento da alta gestão das organizações, de forma a contribuir efetivamente para o melhor posicionamento das lideranças cearenses.

Comitiva cearense reunida na Hong Kong University, onde o Leading Beyond acontece até sexta-feira

Mais notícias

Ver tudo de IN Business