JUSTA HOMENAGEM

FIEC institui a Medalha Socioambiental Roberto Proença de Macêdo para 2026

Por Marcelo Cabral - Em 15/12/2025 às 7:19 PM

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante, anunciou a criação de uma comenda que levará o nome de um dos ex-presidentes da entidade que se destacou por seu trabalho em prol do desenvolvimento da indústria cearense. Trata-se do industrial Roberto Proença de Macêdo, que faleceu no dia dez de novembro último e foi calorosamente aplaudido de pé, pelos participantes do Almoço com o Governador Elmano de Freitas, na sede da FIEC.

Ricardo Cavalcante anunciou a criação da Medalha Socioambiental Roberto Proença de Macêdo, em decisão por unanimidade da diretoria da FIEC                                              Foto: Douglas Filho/Portal IN

“Perdemos um grande amigo da indústria cearense, um líder cuja trajetória marcou profundamente o Sistema FIEC e a economia do nosso Estado. Em homenagem ao nosso ex-presidente Roberto Proença de Macêdo, um homem cuja história permanecerá entre nós como referência de integridade, visão e compromisso com o desenvolvimento do Ceará, por decisão unânime da diretoria da FIEC, foi criada a Medalha do Mérito Socioambiental Roberto Proença de Macêdo, que anualmente irá homenagear a indústria que melhor se destacar por suas práticas ESG”, afirmou Ricardo Cavalcante.

Com uma trajetória marcada pela visão estratégica, pelo diálogo e pelo compromisso com o crescimento sustentável, Roberto Macêdo construiu uma carreira que extrapolou os limites da atividade empresarial. À frente da FIEC, exerceu papel decisivo no fortalecimento do sistema industrial, contribuindo para a consolidação da entidade como uma das mais atuantes do País na articulação entre setor produtivo, poder público e sociedade.

Liderança e conciliação

Roberto Macêdo foi uma das grandes liderança da indústria cearense

Durante sua gestão, Roberto Macêdo destacou-se pela capacidade de liderança em momentos de transformação econômica, incentivando a inovação, a qualificação profissional e a interiorização do desenvolvimento industrial. Foi um defensor permanente do investimento em educação técnica e tecnológica, compreendendo que o capital humano é o principal ativo para a competitividade da indústria cearense no cenário nacional e internacional.

Reconhecido por seu perfil conciliador e pela habilidade de construir consensos, Roberto Proença de Macêdo teve atuação relevante também em conselhos e fóruns estratégicos, sempre pautado por uma visão de longo prazo para o Ceará. Sua postura discreta, aliada à firmeza de propósitos, rendeu-lhe respeito entre empresários, lideranças políticas e representantes de diferentes segmentos da sociedade.

Além do dirigente institucional, permanece a lembrança do industrial comprometido com a ética, a responsabilidade social e com o fortalecimento das cadeias produtivas locais. Seu legado se reflete não apenas nas iniciativas que ajudou a estruturar, mas na cultura de diálogo e cooperação que estimulou ao longo de sua trajetória.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business