EDUCAÇÃO EXECUTIVA

FIEC leva líderes cearenses a Hong Kong buscando inovação e negócios globais

Por Marcelo Cabral - Em 17/10/2025 às 2:46 PM

A Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), inicia na próxima segunda-feira (20) o Programa de Educação Executiva Internacional – Hong Kong Leading Beyond, iniciativa que promete ampliar a visão estratégica de líderes e gestores cearenses sobre inovação, tecnologia e negócios em escala global. A jornada reunirá 40 executivos em uma imersão nas principais tendências que estão redefinindo o futuro da economia mundial, com uma agenda intensa de sessões acadêmicas, visitas técnicas e encontros com representantes do governo e de instituições de referência em Hong Kong.

Universidade de Hong Kong receberá integrantes da missão promovida pela FIEC         Foto: Divulgação

Reconhecida como um dos mais importantes centros financeiros e tecnológicos do planeta, Hong Kong servirá de palco para discussões sobre desenvolvimento econômico, sustentabilidade e transformação digital. O programa contará com a participação de especialistas de destaque da Universidade de Hong Kong (HKU) – uma das instituições mais prestigiadas da Ásia e do mundo -, que abordarão temas como tecnologias emergentes e Indústria 5.0; liderança orientada por inteligência artificial; governança digital e de dados; liderança transformacional e inovadora, além de tópicos de ponta como criptografia pós-quântica e o futuro das tecnologias.

Interação com instituições de referência

Além da programação acadêmica, os participantes terão acesso a fóruns estratégicos conduzidos por órgãos governamentais de Hong Kong, incluindo o Departamento de Comércio e Desenvolvimento Econômico e o InvestHK, agência oficial de promoção de investimentos do governo local. Esses encontros têm como objetivo aproximar os líderes cearenses das políticas públicas e das iniciativas que fazem da região um modelo global de inovação e competitividade.

O presidente Ricardo Cavalcante destacou que a missão da FIEC é buscar referências internacionais para fortalecer a atuação do Ceará no cenário econômico global. “Essas imersões demonstram a capacidade que temos de abrir a mente e compreender o que está acontecendo no mundo. Vamos voltar de Hong Kong com novas ideias, novas oportunidades de negócios e, sobretudo, com a certeza de que a união entre governo e setor produtivo é o caminho para melhorar a vida da sociedade”, afirmou.

A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, também ressaltou a importância estratégica do programa de imersão. “O Hong Kong Leading Beyond é uma oportunidade de aprendizado e de conexão com o que há de mais avançado no mundo em termos de economia, inovação e sustentabilidade. Nossa expectativa é que essa experiência amplie horizontes e fortaleça o posicionamento do Ceará no cenário global de desenvolvimento industrial”, afirmou.

Com uma programação voltada à troca de conhecimento, à formação de lideranças globais e à construção de parcerias estratégicas, o Hong Kong Leading Beyond tem como objetivo conectar o Ceará às novas fronteiras da economia mundial, estimulando o pensamento inovador e a atuação estratégica dos líderes que conduzem o desenvolvimento do Estado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business