CELEBRANDO O IPO

FII IMMOBINVEST estreia na B3 – marco para o mercado imobiliário cearense

Por Marcelo Cabral - Em 05/11/2025 às 8:59 PM

IPO do FII IMMOBINVEST contou com a participação de empresários do Ceará             Fotos: Patrícia Aart

O Fundo de Investimento Imobiliário FII IMMOBINVEST (IMMB11) realizou, na tarde desta quarta-feira (5), sua Oferta Pública Inicial (IPO) na B3 – Brasil, Bolsa, Balcão. A sessão de abertura foi conduzida por Lígia Maria Verna Stefanini, gerente de fundos de investimento da B3, que ressaltou o propósito estratégico do novo FII, voltado à geração de ganho de capital por meio da combinação entre valorização imobiliária contínua e investimentos em infraestrutura.

A apresentação institucional ficou a cargo de Ricardo Bezerra, diretor e sócio da Lopes Immobilis e consultor do fundo. Em discurso marcado por emoção e gratidão, ele enfatizou que o IPO representa a concretização de um projeto construído a muitas mãos, destacando o protagonismo dos sócios da Astor Capital e da Baobá Capital – Rodrigo Frota, Alexandre Frota e Francisco Morel, além de José Carneiro Filho e Eduardo Lima, respectivamente.

Ricardo Bezerra realizou a apresentação do FII IMMOBINVEST na B3

O executivo ressaltou o papel central do terreno como base do mercado imobiliário e o reconhecimento de sua expertise, de seu dom, nesse setor. “Em 2023 fui procurado por um visionário chamado José Carneiro Filho, que me convenceu que esse dom poderia se transformar em algo muito maior, que revolucionasse o mercado, criando um fundo imobiliário de permuta raríssimo no Ceará”, explicou.

Segundo Bezerra, a trajetória do IMMOBINVEST ganhou força com o engajamento da Astor Capital, liderada por Rodrigo Frota, e, posteriormente, com a entrada de Rodrigo Lima, que assumiu o controle da Baobá Capital. “Hoje, estamos aqui na B3, abrindo a listagem do nosso fundo na Bolsa de Valores. O nosso mercado imobiliário vai ter um divisor de águas, chamado IMMOBINVEST. Nós que dominamos o ciclo completo desse mercado, as construtoras inicialmente do Ceará, pois não temos amarras geográficas, junto com a Lopes, não precisarão usar o seu caixa para comprar terrenos“, afirmou.

Entre os diferenciais do novo fundo, está o modelo de financiamento para aquisição de terrenos, que promete alterar dinâmicas tradicionais do setor, evitando conflitos de interesse. “O IMMOBINVEST é o parceiro dos incorporadores e só venderá as suas unidades permutadas num bom preço e em iguais condições. Para o investidor, não vou falar em ganhos, mas todo mundo já sabe que a melhor parte do mercado imobiliário é do dono do terreno, do permutante, que muitas vezes dobra o seu capital e algumas vezes o triplica ou até quadruplica“, destacou.

Apontado como o mais robusto do mercado imobiliário, o segmento de permutas ganha agora um fundo estruturado para operar em escala e ampliar seu alcance para além do Ceará. “Se tivermos as bênçãos de Deus, de Nossa Senhora, da Lopes e das duas gestoras, este será um momento de realização de um sonho, que não é qualquer. Estamos na Bolsa de Valores do Brasil, na B3, e um fundo imobiliário de permuta, nascido no Ceará, está deixando sua marca aqui e podem anotar: Nós não nascemos para sermos pequenos. Vamos ser o maior fundo imobiliário deste País“, completou Ricardo Bezerra.

Com a estreia do IMMB11 na B3, o mercado imobiliário cearense conquista um novo patamar de visibilidade e ambição, projetando-se nacionalmente por meio de um modelo de negócios inovador, de forte potencial de expansão. E onde o céu, literalmente, pode ser o seu único limite.

Celebrando o IPO realizado com sucesso nesta quarta-feira, na sede da B3, em São Paulo

Mais notícias

Ver tudo de IN Business