
GUERRA TARIFÁRIA
FMI alerta para riscos globais com crescente tensão comercial entre EUA e China
Por Redação - Em 05/05/2025 às 5:32 PM

Segundo o FMI, os Estados Unidos devem enfrentar pressões inflacionárias, enquanto a China corre risco de deflação
A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, alertou, nesta segunda-feira (5), que a intensificação das disputas comerciais pode gerar instabilidade na economia global. Em evento na Milken Institute Global Conference, ela destacou que os Estados Unidos devem enfrentar pressões inflacionárias, enquanto a China corre risco de deflação com o avanço das tarifas.
Georgieva elogiou o secretário do Tesouro americano, Scott Bessent, por tentar conter preocupações com o aumento das restrições, mas reforçou que o cenário tende à instabilidade. Para ela, o mundo caminha para um novo equilíbrio comercial, mas o processo será turbulento.
A chefe do FMI também voltou a criticar o modelo econômico da China, pedindo reformas estruturais, maior foco no consumo interno e redução da presença estatal em setores não essenciais. Apesar dos desafios, ela afirmou que a economia global tem demonstrado resiliência, embora o reequilíbrio comercial deva ser complexo e sem soluções imediatas.
Mais notícias


Agenda Estratégica
