ENTRE 5 E 10 MILHÕES DE PASSAGEIROS
Fortaleza Airport conquista 2º lugar em pesquisa de satisfação de passageiros
Por Marcelo Cabral - Em 09/10/2025 às 7:53 PM

Fortaleza Airport obteve uma nota expressiva na votação dos passageiros Foto: Divulgação
O Fortaleza Airport se destacou nacionalmente ao alcançar a segunda colocação na Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, realizada pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), entre os equipamentos que movimentam entre cinco e dez milhões de passageiros por ano. O terminal cearense atingiu a nota 4,42 e ficou atrás apenas do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba (4,51), e à frente do Aeroporto Internacional de Guararapes, em Recife (4,40), terceiro colocado.
Os resultados fazem parte do levantamento referente a agosto de 2025, que reafirmou o alto nível de aprovação dos principais aeroportos brasileiros. Segundo a pesquisa, 94% dos usuários avaliaram a satisfação geral com os 20 terminais pesquisados como ‘4 – bons’ ou ‘5 – muito bons’. A nota média nacional foi de 4,44 – em uma escala que vai de 1 a 5 -, revelando que o aeroporto da capital cearense está muito próximo desse nível.
Excelência em serviços e infraestrutura
O estudo, conduzido pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do MPor, ouviu 8.517 passageiros em aeroportos que concentram 87% do fluxo de viajantes do País. Foram avaliados 17 indicadores de infraestrutura, atendimento e serviços – todos com notas médias acima de 4,0, atingindo a meta de qualidade estabelecida pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero).
Para o titular do MPpor, Silvio Costa Filho, os resultados confirmam a eficácia do modelo de concessões e dos investimentos realizados no setor. “A satisfação do passageiro é o nosso principal termômetro. Manter um índice de aprovação tão elevado e de forma consistente demonstra que estamos no caminho certo, com um modelo que une o setor público e a iniciativa privada para oferecer serviços de excelência. Nosso objetivo é continuar aprimorando a infraestrutura aeroportuária para conectar o Brasil e gerar desenvolvimento”, afirmou.

Pesquisa do MPor avaliou 20 dos principais aeroportos em funcionamento no Brasil Fonte: MPor
Modelo de concessões consolida qualidade
O desempenho positivo dos terminais é reflexo direto do modelo de concessões aeroportuárias promovido pelo Governo Federal, sob coordenação do MPor. Com exceção do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, todos os aeroportos avaliados são administrados pela iniciativa privada.
A estratégia tem se mostrado eficiente ao atrair investimentos, modernizar a infraestrutura e elevar os padrões de atendimento. Os contratos de concessão, supervisionados pelo MPor e regulados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), estabelecem indicadores rigorosos de qualidade e eficiência que as concessionárias devem cumprir. Entre os critérios avaliados estão conforto, limpeza, agilidade nos processos de embarque e desembarque e qualidade dos serviços comerciais – todos presentes na pesquisa.
Mais notícias
GOVERNO DIGITAL



























