AUTONOMIA FINANCEIRA
Fortaleza amplia inclusão produtiva com capacitações na área de gastronomia
Por Marcelo Cabral - Em 28/07/2025 às 11:33 AM
A capital cearense dá mais um passo em direção à inclusão produtiva com o início das primeiras turmas de capacitação em gastronomia promovidas pelo programa Autonomia Econômica, iniciativa da Prefeitura de Fortaleza vinculada ao Plano Fortaleza Inclusiva. A abertura oficial acontece nesta segunda-feira (28), a partir das 13 horas, no Instituto Escolhi Amar, na Aldeota.

Secretário Antônio José Mota ressalta a promoção da autonomia financeira para as famílias de Fortaleza Foto: Douglas Filho/Portal IN
Focado na promoção de emprego e geração de renda para famílias em situação de vulnerabilidade, o programa representa uma política pública estratégica, voltada à construção de caminhos concretos para a autonomia financeira dos cidadãos fortalezenses. Com a presença do secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Antônio José Mota, e do secretário executivo da pasta, Pedro França.
“Fortaleza avança na inclusão social e na geração de oportunidades com programas como este. Queremos capacitar nossos cidadãos para que transformem talento em sustento. Esses cursos gratuitos de gastronomia são uma porta aberta para um futuro mais digno, especialmente para quem mais precisa”, afirma o prefeito Evandro Leitão.
Mais de 7 mil vagas no segundo semestre
Nesta nova etapa, o programa oferta 7.460 vagas distribuídas em 373 turmas, organizadas nas 12 regionais da cidade. São quatro cursos com foco na economia criativa e no empreendedorismo alimentar: salgados comerciais, sobremesas comerciais, bolos caseiros e marmitas comerciais.
O público-alvo contempla prioritariamente pessoas com 16 anos ou mais, inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Também são incluídas mulheres chefes de família, jovens em busca do primeiro emprego, trabalhadores informais e microempreendedores individuais. As inscrições estão abertas por meio do site fortalezainclusiva.fortaleza.ce.gov.br ou presencialmente em uma das 12 secretarias regionais administrativas.
“A Prefeitura de Fortaleza oferece essa grande oportunidade para que o talento de muitas pessoas se transforme em negócio e renda. Com os cursos, queremos promover mais inclusão e autonomia financeira para quem mais precisa”, destaca o secretário Antonio José Mota.
Serviço
Início das aulas de capacitação em gastronomia
📅 Segunda-feira, 28 de julho
🕐 13h30
📍 Instituto Escolhi Amar – Rua Felicidade, 27, Aldeota
Mais notícias
Impacto econômico




























