Infraestrutura e Turismo

Fortaleza articula agenda estratégica com Consulado da França para atrair investimentos

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 17/04/2025 às 7:00 AM

Reunião Pmf E Consul Gral Da França

Cônsul honorária da França em Fortaleza, Fernanda Jensen, cônsul geral da França para o NE, Serge Gas, e o secretário de Relações Internacionais e Interinstitucionais, João Bosco Monte Foto: Divulgação

A Prefeitura de Fortaleza iniciou tratativas com o Consulado Geral da França no Nordeste com foco na ampliação de parcerias estratégicas. O encontro, realizado nesta terça-feira (15), no Paço Municipal, contou com a presença do secretário de Relações Internacionais e Interinstitucionais, João Bosco Monte, do cônsul geral francês Serge Gas, e da cônsul honorária da França em Fortaleza, Fernanda Jensen.

A visita reforçou o interesse francês na capital cearense e abriu espaço para a construção de uma agenda bilateral voltada a projetos de infraestrutura e qualificação profissional no setor de turismo.

“Isso demonstra, mais uma vez, o interesse de vários países em conversar com Fortaleza, dada não apenas sua localização estratégica, mas a convergência econômica, geográfica e política”, afirmou João Bosco Monte.

Financiamentos de infraestrutura

Segundo ele, a proposta é retomar o diálogo com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que já esteve na cidade em visita institucional. “Propusemos que a Agência Francesa voltasse a Fortaleza, a partir de uma indicação do Consulado, para que financiamentos de infraestrutura, que foram apresentados durante a visita da Agência com o prefeito, fossem colocados sobre a mesa.”

Qualificação para o turismo

Além de oportunidades de cooperação na área de investimentos, a reunião abordou a demanda por qualificação de profissionais que atuam diretamente com o público turístico francês. Atualmente, Fortaleza recebe quatro voos diretos semanais oriundos da França, o que posiciona o país europeu como um dos emissores relevantes de turistas para a capital cearense.

“A quantidade de franceses que chega a Fortaleza é grande. A disposição nossa é que eles nos ajudem a capacitar. Tem que ter uma disposição deles, seja por meio de uma relação com a Aliança Francesa, que eles financiam a capacitação, ou que, de alguma maneira, eles tragam uma resposta pra nós”, explicou Monte. “Isso pode ser uma nova forma de nós tratarmos melhor os visitantes.”

As articulações integram a estratégia da Prefeitura de Fortaleza de ampliar sua presença nas redes internacionais e fortalecer a cidade como polo de atração de investimentos e de turismo qualificado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business