CONCENTRAÇÕES ESTRATÉGICAS
Fortaleza consolida liderança logística no NE e já alcança 7,3 mil empresas ativas
Por Marcelo Cabral - Em 25/11/2025 às 4:51 PM
Fortaleza vem consolidando sua posição como um dos principais polos logísticos do Nordeste. Em 2025, a capital cearense alcançou 7.380 empresas ativas no segmento, evidenciando uma trajetória de expansão contínua ao longo da última década. Apenas no último ano, foram registrados 2.861 novos CNPJs, o que representa um expressivo crescimento de 38,08% em relação a 2024.

Antênio José Mota afirma que a logística é uma área dinâmica da economia Foto: Divulgação
A distribuição espacial dessas empresas revela um setor em franca capilaridade, com concentrações estratégicas. A Regional 6, que abrange bairros como Messejana e Paupina, lidera com 1.211 empreendimentos ligados à logística. Na sequência, destacam-se a Regional 9, com 973 empresas, e a Regional 10, com 907.
A série histórica reforça essa evolução: em apenas dez anos, Fortaleza quase quadruplicou o número de negócios atuantes na cadeia logística, movimento impulsionado pela ampliação das operações de transporte, distribuição, armazenagem e entregas urbanas. Mais recentemente, foi impactada, também, pelas demandas derivadas do e-commerce.
Sine Fortaleza na Expolog 2025
Nesse cenário de dinamismo e oportunidades, a Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico marca presença na Expolog 2025, que inicia nesta quarta-feira (26), no Centro de Eventos do Ceará (CEC). Em estande compartilhado com a Secretaria Municipal de Turismo (Setfor), a SDE destaca a atuação do Sine Municipal de Fortaleza, cuja participação será voltada ao diálogo direto com empresas expositoras, captação de vagas e início de processos seletivos realizados no próprio evento.
Para o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Antônio José Mota, a iniciativa reforça a conexão entre políticas públicas e demandas do mercado. “A presença do Sine na Expolog reforça a estratégia do Município de aproximar sua política de emprego da realidade do setor produtivo. Com milhares de empresas em atividade e forte capacidade de absorção de mão de obra, a logística é hoje uma das áreas mais dinâmicas da economia fortalezense – e a Expolog se torna espaço fundamental para alinhar demandas, identificar oportunidades e ampliar o acesso dos trabalhadores do município a novas contratações”, destaca.
Mais notícias
INFRAESTRUTURA CONECTADA




























