Capital em ascensão
Fortaleza cria mais de 3,3 mil empregos formais em maio e se destaca no ranking nacional
Por Marlyana Lima - Em 30/06/2025 às 7:17 PM

Prefeito Evandro Leitão comemorou os dados positivos divulgados pelo Novo Caged: Fortaleza alcançou o 4º lugar entre as capitais brasileiras
Assim como o Estado do Ceará, Fortaleza também se destacou na divulgação dos dados mais recentes do Novo Caged. A capital cearense segue consolidando sua posição como um dos principais motores econômicos do país. De acordo com os dados divulgados nesta segunda-feira (30/06) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, a capital cearense registrou um saldo positivo de 3.327 empregos com carteira assinada no mês de maio.
Com esse resultado, Fortaleza alcançou o 4º lugar entre as capitais brasileiras em geração de empregos formais, ficando à frente de grandes centros urbanos. No Nordeste, o desempenho também foi expressivo: 2º lugar entre as capitais da região, atrás apenas de Recife (4.121 novos postos).
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, comemorou o resultado positivo em suas redes sociais: “Boa notícia para a nossa economia! Em abril, geramos 5.044 novos postos de trabalho com carteira assinada, segundo os dados do Novo Caged. Com isso, chegamos a 761.947 empregos formais e lideramos o ranking de admissões por carteira assinada no Norte e Nordeste, registrando um crescimento de 43,95% em relação ao mesmo período no ano passado. E tome trabalho!”
A cidade lidera ainda em número total de vínculos formais nas regiões Norte e Nordeste, com 764.947 empregos registrados. O setor de Serviços foi o principal propulsor do crescimento no mês, responsável pela criação de 2.197 vagas, seguido por Construção Civil (1.069), Indústria (232) e Agropecuária (4).
O ritmo de crescimento vem se mantendo ao longo do ano. De janeiro a maio, Fortaleza acumulou 11.037 novos empregos formais, desempenho superior ao de 15 estados brasileiros, incluindo unidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul, além do Distrito Federal.
Segundo o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico, Antonio José Mota, os números refletem uma estratégia focada no desenvolvimento econômico local e na valorização do mercado de trabalho. “Estamos promovendo ações nos bairros, incentivando o empreendedorismo e estimulando setores estratégicos que ampliam as oportunidades para a população”, destaca.
Os dados foram extraídos do Painel do Novo Caged, principal ferramenta de monitoramento do emprego formal no Brasil, que integra informações do eSocial, Empregador Web e Caged.
Mais notícias
entretenimento




























