Fortaleza é a segunda melhor cidade para empreender

Por Admin - Em 29/11/2017 às 6:00 PM

Fortaleza ganhou 30 posições no ranking do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) e aparece na segunda colocação do estudo da Endeavor, que avalia 60 indicadores, divididos em sete pilares, para chegar aos melhores ambientes de negócios do País.

Este desempenho superior veio graças à adoção do Alvará de Construção Online, emitido pela Seuma, em sua plataforma. Pela internet, o empreendedor pode conseguir a liberação imediata de alvarás, para construir empreendimentos de até 750 m².

A Prefeitura de Fortaleza tem trabalhado no sentido de oferecer a maior quantidade de serviços disponíveis pela internet, possível. Tudo com o objetivo de reduzir a burocracia e facilitar a vida de quem mora ou deseja empreender na capital cearense.

Segundo o presidente do Sinduscon-CE, André Montenegro, este sistema online é um diferencial competitivo, pois tempo é dinheiro. “Antes, levávamos até um ano para obter o documento, o que reduz de maneira substancial os custos do nosso setor. A secretária Águeda Muniz está de parabéns”, disse.

Esta economia, de acordo com um levantamento da CBIC, fica em torno de 12%, pois estes são os custos da burocracia que existe no serviço público, o que representa um valor considerável no preço final das obras. 

Com isso, a capital cearense ficou atrás apenas de Joinville (SC) e, além do quesito tempo de processos, são levadas em conta questões como: mercado, acesso a capital, infraestrutura, inovação, capital humano e cultura empreendedora.

Em países como o México é possível abrir uma empresa (com todas as licenças, alvarás e registros necessários) em menos de dez dias. Aqui, os empresários precisam esperar, na média das principais cidades, 62 dias para operar legalmente.  

Liberação de alvarás, em certos casos, pode ser realizada imediatamente, de modo online

Foto: Divulgação

Mais notícias

Ver tudo de IN Business