GERAÇÃO DE NEGÓCIOS
Fortaleza sediará BTM 2025 com atenção ao turismo internacional e corporativo
Por Marcelo Cabral - Em 17/07/2025 às 5:56 PM

Diretores do BTM com o secretário Eduardo Bismarck e representantes do trade turístico cearense, durante reunião realizada no Restaurante Santa Grelha Foto: Divulgação/BTM
A 14ª edição do Brazil Travel Market (BTM) será realizada nos dias 23 e 24 de outubro deste ano, no Centro de Eventos do Ceará (CEC) e deverá trazer a Fortaleza mais de 5 mil profissionais do setor turístico e ampliar significativamente a participação de compradores internacionais. Consolidado como o maior encontro B2B de turismo das regiões Norte e Nordeste, o evento se firma como uma vitrine estratégica para a geração de negócios, fortalecimento de destinos e expansão da presença internacional do Brasil no setor.
Voltado exclusivamente ao mercado profissional, o BTM reunirá agentes de viagens, operadoras, buyers internacionais, representantes de destinos nacionais e do exterior, redes hoteleiras, companhias aéreas e marítimas, locadoras, receptivos, imprensa especializada e lideranças institucionais. O impacto econômico do encontro se estende para além dos corredores do evento, pois movimenta setores como hotelaria, alimentação, transporte e serviços, além de impulsionar parcerias e acordos comerciais no ambiente da feira.
“O BTM foi concebido para fomentar negócios, gerar relacionamento qualificado e fortalecer os destinos e produtos turísticos brasileiros. A cada edição, temos alcançado resultados concretos para expositores e visitantes, com um alto índice de retorno em vendas e parcerias”, destaca Cláudio Júnior, um dos organizadores do evento.
Atenção ao turismo corporativo e de negócios
Uma das principais novidades da edição 2025 é a parceria com a Associação Latino-Americana de Gestores de Eventos e Viagens Corporativas (Alagev), que levará ao evento uma programação dedicada ao segmento MICE – Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions. A iniciativa marca uma expansão do escopo do BTM para além do lazer, posicionando-o como polo estratégico também para o turismo de negócios e eventos corporativos.
“A parceria com a Alagev é um passo importante para reposicionar o Brazil Travel Market também como referência em turismo de negócios. Com isso, passamos a atender de forma ainda mais completa os interesses de diferentes nichos do setor”, ressalta Breno Mesquita, também da organização.
Outro avanço institucional relevante é a parceria com a Embratur, que nesta edição será responsável por trazer os compradores internacionais para o evento, viabilizando rodadas exclusivas de negócios e ampliando a exposição do Brasil como destino turístico global.
A programação contempla ainda capacitações com marcas e destinos estratégicos; reuniões técnicas com representantes da Embratur, do Fornatur (Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo) e das Instâncias de Governança Regionais. O objetivo é promover o alinhamento de estratégias de promoção turística, o fortalecimento da cooperação entre entes públicos e privados, além da ampliação da competitividade do Brasil em mercados internacionais.
A edição anterior do Brazil Travel Market contou com mais de 170 estandes, representantes de 11 países e 20 estados brasileiros, consolidando o evento como uma das mais importantes plataformas de negócios turísticos da América Latina. Para 2025, a expectativa é superar esses números, tanto em volume de participação quanto na geração de oportunidades concretas para os expositores.
Mais notícias
Nesta Segunda




























