NOVOS ACORDOS COMERCIAIS

Governo do Ceará busca parcerias para expandir as exportações para a Europa

Por Marcelo Cabral - Em 05/09/2025 às 1:17 PM

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), recebeu esta semana, representantes de empresas suíças para tratar da abertura de novos mercados na Europa. O encontro, realizado na sede da pasta, teve como foco a construção de acordos comerciais que viabilizem a exportação de produtos como castanha de caju, polpa de frutas tropicais e camarão.

Representantes da SDE e diretores da Eurobras GmbH realizam as tratativas                 Foto: Ascom/SDE

A reunião contou com a presença do secretário-executivo de Comércio, Serviço e Inovação da SDE, Vicente Ferrer, além dos diretores da Eurobras GmbH, Florian Knupfer e Marc Schnetzler. A agenda é resultado de uma série de articulações que o governo cearense vem conduzindo junto a investidores estrangeiros, para mitigar os efeitos do ‘tarifaço’ de 50% imposto pelo governo dos Estados Unidos sobre as exportações de alguns produtos do Brasil.

Segundo Ferrer, o Ceará busca diversificar sua pauta de exportações, especialmente após a perda de mercado nos Estados Unidos devido às novas tarifas Ele ressaltou, ainda, as vantagens logísticas do Estado para o comércio internacional, destacando a proximidade com a Europa e a possibilidade de envio direto ao Porto de Roterdã, na Holanda. “A reunião objetivou tratar da comercialização de produtos cearenses diretamente para a Europa, através de Zurique,” afirma.

Produtos de interesse europeu

Entre os produtos de maior interesse inicial estão as castanhas de caju – tanto in natura quanto processadas com valor agregado -, as polpas de frutas tropicais e o camarão. Neste último caso, o secretário observou que a demanda europeia difere da norte-americana, uma vez que os EUA compram o produto sem cabeça, enquanto a Europa prefere o camarão com cabeça e em tamanhos variados. Essa preferência, segundo ele, amplia as oportunidades de negócios para produtores locais. “A SDE já está em contato com produtores de Aracati, Sertão e Acaraú para viabilizar a exportação”, informa.

Além dos itens prioritários, a SDE apresentou aos investidores outras potencialidades do Estado, como pescado, lagosta e café. O secretário destacou a importância da integração entre os setores produtivos. “É muito bom esse casamento: o agronegócio produzindo e identificando os produtores, nossa área trabalhando na comercialização e a indústria podendo transformar esses produtos,” explica.

O encontro reforçou ainda o papel da SDE como articuladora de toda a cadeia produtiva, desde a produção in natura até o beneficiamento e a comercialização. Os representantes da Eurobras GmbH percorrem o litoral cearense para conhecer de perto a estrutura local de produção. “A expectativa é que, em breve, uma nova comissão visite o Estado para consolidar os estudos e, em até 30 dias, viabilizar o envio dos primeiros contêineres de exportação, com foco inicial em polpas de frutas tropicais”, conclui Vicente Ferrer.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business