FÓRUM DE LIDERANÇAS

G20: governador Elmano de Freitas destaca compromisso com a transição justa do trabalho

Por Redação - Em 25/07/2024 às 2:52 PM

Em Seu Discurso, O Governador Elmano Destacou A Responsabilidade Dos Ministros Das 20 Maiores Economias Globais Em Buscar Soluções Inclusivas Para O Futuro Do Trabalho

Em seu discurso, o governador Elmano destacou a responsabilidade dos ministros das 20 maiores economias globais em buscar soluções inclusivas para o futuro do trabalho

O governador Elmano de Freitas participou, nesta quinta-feira (27), da cerimônia de abertura do Fórum de Lideranças de Transição Justa e da Reunião de Ministros de Estado do Trabalho e Emprego do G20, eventos que estão ocorrendo no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A cerimônia contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, e dos secretários de Trabalho do Ceará, Vladyson Viana, e de Relações Internacionais, Roseane Medeiros.

Em seu discurso, o governador Elmano destacou a responsabilidade dos ministros das 20 maiores economias globais em buscar soluções inclusivas para o futuro do trabalho, especialmente frente aos desafios da transição energética e da descarbonização. “Nossa expectativa é que a transição seja feita de maneira justa, para que trabalhadores e trabalhadoras não sejam prejudicados”, afirmou Elmano.

O ministro Luiz Marinho ressaltou a importância das discussões realizadas em Fortaleza para um futuro do trabalho mais justo e sustentável. “Temos a responsabilidade de garantir uma transição para uma economia verde digital que seja inclusiva, assegurando que ninguém fique para trás. Nosso compromisso é criar empregos dignos, socialmente justos, economicamente viáveis e ambientalmente corretos”, destacou Marinho.

Elmano de Freitas também evidenciou o papel do Ceará na produção de energia limpa e reafirmou o compromisso do Estado com o desenvolvimento sustentável. “Estamos em uma região que visa se tornar um Hub de Hidrogênio Verde. Em breve, teremos produção em larga escala de hidrogênio verde no Ceará. Enfrentamos um grande desafio em gerar empregos de qualidade, renda e oportunidades para nossa população”, disse o governador.

O ministro Luiz Marinho acrescentou que há um consenso global sobre o potencial das energias renováveis, e a discussão agora se volta para o ritmo da descarbonização e o desenvolvimento de economias menos dependentes dos combustíveis fósseis. “O Brasil quer ser protagonista na transição energética e usará este espaço para chamar a atenção para a definição e quantificação do financiamento climático”, afirmou Marinho.

“A reunião de hoje simboliza o compromisso das maiores economias do mundo com um futuro do trabalho mais justo e sustentável. A verdadeira medida do progresso está no bem-estar das pessoas. O trabalho decente é a base de uma sociedade próspera e justa”, completou o ministro.

O Fórum de Lideranças de Transição Justa e a Reunião de Ministros de Estado do Trabalho e Emprego do G20 prosseguem em Fortaleza até sexta-feira (26), com foco na criação de empregos de qualidade e na promoção do trabalho decente para garantir inclusão social e combater a pobreza e a fome.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business