CARREIRA E TURISMO

Geração Z prioriza sustentabilidade em viagens corporativas, mas exige apoio das empresas

Por Redação - Em 14/03/2025 às 1:01 AM

Viagens Corporativas Foto Freepik

Para a geração Z, as viagens corporativas ainda são vistas como um componente essencial para o avanço na carreira, com 94% dos entrevistados reconhecendo a importância desses deslocamentos para seu desenvolvimento profissional FOTO: Freepik

A crescente preocupação com o meio ambiente tem levado muitos profissionais da geração Z a buscar alternativas mais sustentáveis nas suas viagens corporativas, optando por trajetos mais longos e de menor impacto ambiental, como o uso de trens, mesmo que isso signifique um tempo maior de deslocamento. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Trainline Partner Solutions (TPS)

O levantamento, realizado com 1.001 profissionais da geração Z no Reino Unido, mostra que 60% dos entrevistados estariam dispostos a adotar viagens mais lentas se isso resultasse em uma redução considerável de sua pegada de carbono. Porém, a maioria (75%) afirmou que aceitaria essa mudança apenas se as empresas as apoiassem ativamente com políticas e incentivos específicos. Apesar dessa disposição, menos da metade (44%) dos entrevistados indicaram que suas empresas incentivam atualmente o uso de meios de transporte com menor impacto ambiental.

Para a geração Z, as viagens corporativas ainda são vistas como um componente essencial para o avanço na carreira, com 94% dos entrevistados reconhecendo a importância desses deslocamentos para seu desenvolvimento profissional. Os principais benefícios percebidos incluem a construção de relacionamentos com clientes (46%) e o networking com colegas e superiores (45%). Além disso, quase dois terços (65%) esperam que as viagens a trabalho desempenhem um papel ainda mais importante à medida que avançam em suas carreiras.

Apesar disso, as preocupações com o impacto ambiental são evidentes: 89% dos profissionais expressaram preocupação com sua pegada de carbono, e mais de um terço (37%) sentem um conflito interno entre os benefícios das viagens a negócios e os danos ao meio ambiente. Além disso, 59% temem que reduzir as viagens prejudique suas oportunidades de carreira, sendo que 50% dos entrevistados apontaram restrições de tempo e orçamento como obstáculos para escolhas mais sustentáveis.

Andrew Cruttenden, gerente geral da Trainline Partner Solutions, observa que a geração Z está mudando o conceito de viagens corporativas, passando a valorizar a sustentabilidade tanto quanto a eficiência. “Essa geração está redefinindo as viagens de negócios, priorizando não apenas a conveniência, mas também a consciência ambiental. Isso representa uma grande oportunidade para o setor se adaptar às novas demandas de uma força de trabalho mais consciente”, afirmou Cruttenden.

O estudo destaca que, até 2030, a geração Z representará uma parte significativa da força de trabalho, o que torna ainda mais urgente que as empresas ajustem suas políticas de viagens corporativas para atender a essas novas expectativas e se manter competitivas na atração de talentos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business