expansão estratégica
GM anuncia produção nacional do Chevrolet Captiva EV no Polo Automotivo do Ceará a partir de 2026
Por Marlyana Lima - Em 03/12/2025 às 4:42 PM

Solenidade de inauguração do PACE, em Horizonte, foi prestigiada por lideranças políticas e empresariais Fotos: Douglas Filho
Em um dia marcado por grandes anúncios para a economia cearense, a General Motors (GM) confirmou que o Chevrolet Captiva EV também será produzido no estado a partir de maio de 2026, consolidando o Ceará como um dos polos emergentes da mobilidade limpa no país. O anúncio foi feito durante a inauguração do Polo Automotivo do Ceará (PACE), em Horizonte, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Santiago Chamorro, presidente e diretor-geral da GM América do Sul.
O evento, realizado nesta quarta-feira, 3, contou com a presença também do vice presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; ministro da Educação, Camilo Santana; governador do Ceará, Elmano de Freitas; secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira e o prefeito de Horizonte, Nezinho Farias. A solenidade, prestigiada por lideranças políticas e empresariais, marcou o início da produção do Chevrolet Spark, o primeiro modelo confirmado para montagem local.

Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte
Expansão da produção nacional
Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, destacou que a produção do Captiva EV no Ceará reforça o compromisso da montadora em expandir a produção nacional e estimular fornecedores locais.
“Temos a maior transformação da indústria automotiva global. O Brasil tem minerais críticos, terras raras essenciais para a produção de baterias e tenho certeza que contaremos com sua perspicácia e visão de futuro”, afirmou Chamorro.
A estimativa é de que GM produza entre 15 mil e 20 mil unidades do Captiva anualmente — mais que o dobro do previsto para o Spark em 2026, estimado em 6 mil unidades.
Polo industrial
O PACE inicia sua operação adotando um modelo inovador no País, com uma planta multimarcas, estruturada para produzir veículos de diferentes montadoras. A Comexport, administradora do complexo, é responsável por adquirir os direitos de produção e organizar a linha de montagem — um sistema de terceirização industrial que torna o polo mais flexível e competitivo.
A planta instalada no Ceará ocupa 120 mil m², com planos de expansão conforme novos modelos forem adicionados ao portfólio, segundo Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport.
Captiva EV

Chevrolet Captiva EV 2026
Lançado no país em novembro, o Chevrolet Captiva EV chega ao mercado custando R$ 199 mil, com autonomia de 304 km e motor de 201 cv.
Já o Spark, com proposta “acessível” para o mercado de elétricos, tem preço de R$ 159 mil e produção baseada em parceria com as chinesas SAIC e Wuling.
Para a GM, fabricar no Ceará representa não apenas ganho logístico, mas também a oportunidade de agregar conteúdo local, acelerar prazos e fomentar empregos. “A fabricação no polo deve garantir agilidade e permite agregar conteúdo local”, destacou Fábio Rua, vice-presidente da GM para a América do Sul.
Mais notícias
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA




























