expansão estratégica

GM anuncia produção nacional do Chevrolet Captiva EV no Polo Automotivo do Ceará a partir de 2026

Por Marlyana Lima - Em 03/12/2025 às 4:42 PM

Whatsapp Image 2025 12 03 At 14.00.54

Solenidade de inauguração do PACE, em Horizonte, foi prestigiada por lideranças políticas e empresariais Fotos: Douglas Filho

Em um dia marcado por grandes anúncios para a economia cearense, a General Motors (GM) confirmou que o Chevrolet Captiva EV também será produzido no estado a partir de maio de 2026, consolidando o Ceará como um dos polos emergentes da mobilidade limpa no país.  O anúncio foi feito durante a inauguração do Polo Automotivo do Ceará (PACE), em Horizonte, que contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Santiago Chamorro, presidente e diretor-geral da GM América do Sul.

O evento, realizado nesta quarta-feira, 3, contou com a presença também do vice presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; ministro da Educação, Camilo Santana; governador do Ceará, Elmano de Freitas; secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira e o prefeito de Horizonte,  Nezinho Farias. A solenidade, prestigiada por lideranças políticas e empresariais, marcou o início da produção do Chevrolet Spark, o primeiro modelo confirmado para montagem local.

Whatsapp Image 2025 12 03 At 12.04.38

Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte

Expansão da produção nacional 

Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, destacou que a produção do Captiva EV no Ceará reforça o compromisso da montadora em expandir a produção nacional e estimular fornecedores locais.

“Temos a maior transformação da indústria automotiva global. O Brasil tem minerais críticos, terras raras essenciais para a produção de baterias e tenho certeza que contaremos com sua perspicácia e visão de futuro”, afirmou Chamorro.

A estimativa é de que GM produza entre 15 mil e 20 mil unidades do Captiva anualmente — mais que o dobro do previsto para o Spark em 2026, estimado em 6 mil unidades.

Polo industrial 

O PACE inicia sua operação adotando um modelo inovador no País, com uma planta multimarcas, estruturada para produzir veículos de diferentes montadoras. A Comexport, administradora do complexo, é responsável por adquirir os direitos de produção e organizar a linha de montagem — um sistema de terceirização industrial que torna o polo mais flexível e competitivo.

A planta instalada no Ceará ocupa 120 mil m², com planos de expansão conforme novos modelos forem adicionados ao portfólio, segundo Rodrigo Teixeira, vice-presidente da Comexport.

Captiva EV

Chevrolet Captiva Ev 2026 (3)

Chevrolet Captiva EV 2026

Lançado no país em novembro, o Chevrolet Captiva EV chega ao mercado custando R$ 199 mil, com autonomia de 304 km e motor de 201 cv.

Já o Spark, com proposta “acessível” para o mercado de elétricos, tem preço de R$ 159 mil e produção baseada em parceria com as chinesas SAIC e Wuling.

Para a GM, fabricar no Ceará representa não apenas ganho logístico, mas também a oportunidade de agregar conteúdo local, acelerar prazos e fomentar empregos. “A fabricação no polo deve garantir agilidade e permite agregar conteúdo local”, destacou Fábio Rua, vice-presidente da GM para a América do Sul.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business