Mercado aéreo

Gol e Grupo Abra aceleram preparação para IPO nos EUA em 2026

Por Redação - Em 09/12/2025 às 9:24 AM

737 800 Gol Linhas Aereas 2 1024x683

O Morgan Stanley foi contratado para assessorar a operação, prevista para o segundo semestre de 2026

O Grupo Abra, controlador de Gol e Avianca, deu um novo passo na preparação para sua oferta pública inicial de ações (IPO) nos Estados Unidos. A empresa informou que submeteu, de forma confidencial, o formulário preliminar F-1 à Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC) em novembro — etapa necessária para companhias estrangeiras que planejam listar ações no mercado norte-americano.

Segundo comunicado divulgado na noite de ontem, o andamento da oferta dependerá do ambiente de mercado e da conclusão da análise regulatória. O grupo havia revelado a intenção de abrir capital em outubro, em movimento que ocorre paralelamente ao processo de fechamento de capital da Gol no Brasil.

O Morgan Stanley foi contratado para assessorar a operação, prevista para o segundo semestre de 2026. A Abra também avalia a possibilidade de disponibilizar recibos de ações (BDRs) na B3, ampliando o acesso de investidores brasileiros ao grupo.

Reforço na governança

Em preparação para o IPO, a empresa anunciou mudanças no conselho de administração, que passam a vigorar em 1º de janeiro de 2026. A reestruturação tem como objetivo adequar o colegiado às exigências de independência das bolsas norte-americanas.

Permanecem no conselho o presidente Constantino de Oliveira Junior e os conselheiros Roberto Kriete, Richard Schifter, Patricio Kiblisky e Jackson Schneider. Quatro novos membros foram nomeados: Robert Fornaro, Timothy Coleman, Stephen Kavanagh e Howard Millar. Segundo a companhia, as indicações reforçam competências em aviação, finanças e turismo, áreas consideradas estratégicas para a nova etapa do grupo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business