
INOVAÇÃO
Governo do Ceará e Fiec firmam parceria para fortalecer setor da moda no interior
Por Redação - Em 09/06/2025 às 5:00 PM

Vinte empresas da cadeia produtiva serão mapeadas e atendidas ao longo do projeto
O Governo do Ceará, por meio da Agência de Desenvolvimento do Estado (Adece), e a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), via Instituto Euvaldo Lodi (IEL Ceará), firmaram uma parceria estratégica para fortalecer o setor da moda no Estado. A iniciativa integra o Programa Moda Avante e tem como foco inicial os municípios de Aracoiaba e Barreira, polos da produção de jeans.
Com investimento de R$ 330 mil e duração de 12 meses, a ação prevê atividades como workshops, capacitações, consultorias em inovação, articulação com startups e a criação de um comitê gestor. Vinte empresas da cadeia produtiva serão mapeadas e atendidas ao longo do projeto.
Segundo o presidente da Adece, Danilo Serpa, o objetivo é combater a informalidade e estruturar negócios locais. “Essa é uma diretriz do governador Elmano: não apenas atrair novas empresas, mas também fortalecer as que já existem e geram emprego”, destacou.
Para o IEL Ceará, a iniciativa marca um avanço importante. O especialista em inovação Fábio Braga explica que o Moda Avante entra agora em sua terceira fase, voltada à criação de um ambiente de inovação com modelo de negócio sustentável.
A superintendente do IEL Ceará, Dana Nunes, ressalta que o diferencial do projeto é ir além da capacitação pontual, estruturando uma governança local focada em resultados práticos e inovação. “A moda cearense tem identidade própria e precisa de suporte técnico para competir em nível mais elevado”, afirma.
Vocação
Aracoiaba e Barreira foram escolhidas para iniciar as ações por já contarem com vocação produtiva no setor. A proposta é usar essa expertise para impulsionar negócios locais com apoio técnico e articulação institucional, conforme explica o diretor de Suporte a Negócios da Adece, Rafael Branco.
Lançado em 2024, o Moda Avante já atua com foco em inovação e planejamento estratégico. Com a nova parceria e a inclusão da vertical “Estrutura”, o programa consolida seu papel como ferramenta de desenvolvimento da indústria da moda no interior cearense.
Mais notícias


Segunda geração
