Setor Calçadista

Governo do Ceará fortalece competitividade regional ao atrair fábrica sulista para Granja

Por Julia Fernandes Fraga - Em 14/02/2026 às 4:33 PM

Govceara1

O munícipio escolhido para instalação da Mallei Calçados se localiza na região Norte do estado. Foto: Carlos Gibaja/Casa Civil

Com apoio do Governo do Ceará, o município de Granja, na região Norte do estado, receberá uma unidade industrial da Mallei Calçados, empresa fundada em 2011 e com matriz em Picada Café (RS). A operação deverá gerar mais de 800 empregos diretos e integra a Política de Incentivos e Subvenções do Estado.

O anúncio foi feito pelo governador Elmano de Freitas (PT) nesta sexta-feira (13), no Palácio da Abolição, ao lado do sócio da empresa, Vanderlei Mombach; do prefeito de Granja, Aníbal Filho (PT); do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) e ex-prefeito de Granja, Romeu Aldigueri (PSB); e de diretores da Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece).

Para Elmano, “o feito é histórico” e “o Governo do Estado decidiu pelo apoio ao que é necessário para que geremos emprego e oportunidades para o nosso povo”. “Tenho absoluta convicção de que isso é uma grande conquista para o povo cearense, especialmente para o povo de Granja”, celebrou o governador.

Irmãos e aliados políticos, Romeu Aldigueri e Aníbal Filho também manifestaram satisfação durante o anúncio. O presidente da Alece ressaltou que o Ceará cresce acima da média regional e nacional e agradeceu “a parceria do governador Elmano e dos investidores, que confiam no Estado do Ceará […]. Aqui é uma soma de vontade de fazer o bem, trazer investimento e gerar emprego para o nosso povo”.

Já Aníbal destacou o esforço de articulação iniciado em 2013 e declarou que “o sentimento é de gratidão […] pela política de desenvolvimento industrial que olha para aqueles que estão mais distantes da capital”.

Trâmite para implantação

A implantação da planta industrial deve começar em março, com contratações previstas a partir de novembro, segundo Vanderlei Mombach. “[…] Gostaria de agradecer muito a oportunidade de nós conseguirmos trazer desenvolvimento para o município de Granja. Do fundo do coração, estou muito feliz”, declarou.

O setor calçadista, classificado como estratégico na política industrial cearense, será contemplado com investimento estatal na construção do parque fabril, por meio da Adece. Como contrapartida, a empresa comprometeu-se com a geração dos postos de trabalho.

A iniciativa reforça a diretriz de interiorização do desenvolvimento adotada pelo Executivo estadual e amplia o movimento de atração de indústrias de outros estados para o Ceará, com foco na desconcentração econômica e na expansão da base produtiva fora da Região Metropolitana de Fortaleza.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business