EXPANSÃO DE NEGÓCIOS

Governo do Estado apresenta potenciais do setor durante a Expo Ceará Química

Por Marcelo Cabral - Em 12/09/2025 às 11:36 AM

Representantes da FIEC e do Governo do Estado na feira do setor químico                    Foto: Gecom/FIEC

Com o propósito de impulsionar oportunidades junto à cadeia produtiva química cearense, a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participa da 8ª edição da Expo Ceará Química, realizada na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). O evento, que reúne mais de 50 expositores e deve atrair cerca de 1.500 visitantes, será encerrado nesta sexta-feira (12).

A solenidade de abertura contou com a presença da secretária Executiva da Indústria da Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Brígida Miola, representando o governador Elmano de Freitas; do presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; dos diretores da Adece, Luís Eduardo Barros e Rafael Branco; do presidente do Sindquímica, Beto Chaves, além de outras autoridades e representantes do setor produtivo cearense.

Brígida Miola destacou os investimentos públicos que vêm consolidando o Polo Químico de Guaiúba, estrutura que deve abrigar até 21 indústrias nos próximos anos. “O polo surpreende pela infraestrutura, pelo número de empresas já instaladas e pelo potencial de crescimento. A Expo Química é mais que uma feira: é um espaço de negócios que gera emprego, renda e desenvolvimento regional”, ressalta.

Apoio do Governo do Estado

Fruto de um investimento inicial de aproximadamente R$ 4 milhões realizado pela Adece, o Polo de Guaiúba já conta com sete empresas em operação, apoiadas por incentivos do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI), além de outras em instalação. Durante a feira, a Adece apresenta em seu estande os diferenciais competitivos do Ceará para novos investimentos.

Para o presidente do Sindquímica, Beto Chaves, a Expo Ceará Química se consolida como vitrine de inovações e ponto de encontro estratégico para o setor. “A feira conecta empresários, fornecedores e grandes stakeholders do mercado, apresentando insumos, embalagens e soluções de ponta. Registramos crescimento de 20% em negócios de uma edição para outra e a expectativa é alcançar R$ 12 milhões nesta edição”, afirma.

Brígida Miola, ao centro, representa o governador Elmano de Freitas durante evento realizado na FIEC

Mais notícias

Ver tudo de IN Business