PETRÓLEO
Governo espera arrecadar R$ 14,8 bilhões com leilão de direitos em campos do pré-sal
Por Redação - Em 01/10/2025 às 11:50 AM

A decisão marca um movimento inédito no país, ao permitir a transferência de obrigações e receitas da União para investidores privados FOTO: Agência Petrobras
O governo federal projeta arrecadar R$ 14,8 bilhões em 2025 com a venda antecipada da participação da União em áreas dos campos de Tupi, Mero e Atapu, no pré-sal. A estimativa foi confirmada após o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) autorizar, nesta quarta-feira (1º), que a Pré-Sal Petróleo (PPSA) organize o leilão de alienação desses direitos.
A decisão marca um movimento inédito no país, ao permitir a transferência de obrigações e receitas da União para investidores privados, sob condições já negociadas com os consórcios que operam as jazidas.
De acordo com a resolução, caberá à PPSA definir os parâmetros técnicos e econômicos, além do preço mínimo a ser adotado no certame, que terá os detalhes publicados em edital.
A expectativa é de que o leilão ocorra ainda em 2025, em uma operação considerada estratégica pela equipe econômica, que depende da entrada desses recursos para o equilíbrio das contas públicas.
Mais notícias
referência italiana




























