AFIRMA MINISTRO

Governo federal retomará projeto para taxar grandes empresas de tecnologia

Por Redação - Em 04/03/2025 às 11:15 PM

Teletrabalho, Internet, Tecnologia, Computador Foto Agência Brasil

O objetivo é usar os recursos para subsidiar o acesso à internet para pessoas carentes FOTO: Agência Brasil

O governo Lula vai retomar neste ano a criação de um projeto de lei para taxar grandes empresas de tecnologia, como Meta, Google, Microsoft, Amazon, Apple e Netflix. O objetivo é usar os recursos para subsidiar o acesso à internet para pessoas carentes. O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, afirmou que é justo que essas empresas, que geram grande faturamento no Brasil, contribuam financeiramente.

O projeto havia sido planejado para o ano passado, mas foi adiado devido à falta de espaço na agenda. Agora, com o apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a proposta será uma das prioridades nas negociações com o Congresso.

Embora Juscelino reconheça que a discussão será complexa, ele acredita que o ambiente no Parlamento está mais favorável este ano, com a presidência da Câmara e do Senado alinhadas ao governo.

O projeto, no entanto, enfrenta um contexto político tenso, com plataformas como o X, de Elon Musk, em conflito com o STF, o que pode gerar reações nos Estados Unidos. Juscelino minimizou as ameaças de retaliação por parte do governo dos EUA e afirmou que o Brasil buscará um debate equilibrado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business