INFRAESTRUTURA
Governo inicia plano ferroviário com três concessões e R$ 53 bilhões em investimentos
Por Redação - Em 26/05/2025 às 11:26 AM

Para garantir a viabilidade econômica das concessões, o Ministério dos Transportes abriu consulta pública para criar uma Política Nacional de Outorgas Ferroviárias FOTO: Pixabay
O governo federal começou a implementar o Plano Nacional de Ferrovias de forma gradual, priorizando três dos cinco projetos previstos. As concessões somam R$ 53,2 bilhões e fazem parte de um investimento total estimado em R$ 100 bilhões.
O Anel Ferroviário do Sudeste (EF-118) deve ter o edital publicado ainda este ano, com leilão previsto para dezembro de 2025. Já o Corredor Leste-Oeste (junção das ferrovias Fico e Fiol) e a Ferrogrão devem ir a leilão em julho de 2026.
A Ferrogrão, com 933 km de extensão entre Mato Grosso e Pará, poderá transportar até 52 milhões de toneladas de grãos por ano. No entanto, o projeto está suspenso por decisão do STF, que analisa ação sobre impactos ambientais no Parque Nacional do Jamanxim.
Segundo o governo, esses três projetos foram priorizados por estarem em estágio mais avançado de análise. Outros dois — a extensão da Ferrovia Norte-Sul até o porto de Vila do Conde (PA) e a conexão da Transnordestina com a Norte-Sul — ainda não têm data definida.
Para garantir a viabilidade econômica das concessões, o Ministério dos Transportes abriu consulta pública para criar uma Política Nacional de Outorgas Ferroviárias. A proposta regulamenta o uso de recursos públicos e compensações de contratos anteriores para viabilizar projetos, especialmente os do tipo greenfield, como a Ferrogrão.
A nova política deve ser oficializada até o fim de 2025 e busca atrair o setor privado com regras mais flexíveis e previsíveis.
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