PARA REDUZIR PREÇO

Governo planeja aumentar mistura de etanol na gasolina para 30%

Por Redação - Em 18/03/2025 às 12:17 PM

Gasolina Etanol Combustível Combustíveis Foto Agência Brasil

A principal justificativa do governo para a mudança é reduzir o custo da gasolina FOTO: Agência Brasil

O governo federal planeja aumentar a quantidade de etanol na gasolina, elevando a atual mistura de 27% para 30% ainda em 2025. O Ministério de Minas e Energia iniciou esse processo com a divulgação, nessa segunda-feira (17), de um estudo realizado pelo Instituto Mauá de Tecnologia, que assegura que a alteração pode ser feita sem comprometer o funcionamento dos motores dos veículos.

Segundo o ministro Alexandre Silveira, o aumento para o E-30 (30% de etanol) é seguro e não afeta o desempenho dos carros. A proposta será encaminhada ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) para discussão e eventual aprovação.

A principal justificativa do governo para a mudança é reduzir o custo da gasolina, já que o etanol, sendo mais barato, pode contribuir para a diminuição do preço final ao consumidor. Além disso, a medida visa estimular a produção de biocombustíveis, diminuir a dependência de combustíveis fósseis e reduzir a emissão de gases poluentes, alinhando o Brasil às tendências globais de energia mais sustentável.

Esse aumento da mistura se tornou possível após a sanção do projeto “Combustível do Futuro” no ano passado, que abriu caminho para uma composição de até 35% de etanol na gasolina. Agora, a proposta será analisada pelo CNPE, com uma reunião prevista para acontecer entre março e abril para decidir sobre a implementação da mudança.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business