UNIÃO
Governo vai resgatar R$ 1,4 bilhão para compensar queda na arrecadação do IOF
Por Redação - Em 28/05/2025 às 4:08 PM

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia informado que a compensação pela perda de arrecadação decorrente do recuo do IOF seria definida até o fim desta semana FOTO: Agência Brasil
O governo federal anunciou o resgate de R$ 1,4 bilhão de fundos garantidores que possuem recursos da União para compensar a perda de arrecadação causada pelo recuo parcial na elevação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) na semana passada, informou o Ministério da Fazenda.
Os recursos serão retirados do Fundo Garantidor de Operações (FGO) e do Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (FGEDUC), segundo o ministério. O resgate será contabilizado como receita primária, impactando a meta fiscal do ano.
O secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, enviará ofícios ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal solicitando o resgate dos valores. Após a operação, o FGEDUC ficará esgotado e o FGO praticamente sem saldo disponível, devido a usos futuros previstos.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, já havia informado que a compensação pela perda de arrecadação decorrente do recuo do IOF seria definida até o fim desta semana.
Mais notícias
IMPONÊNCIA E MODERNIDADE




























