Concessão emergencial

Grupo pernambucano assumirá gestão dos aeroportos de Jeri e Aracati após saída da Infraero

Por Anchieta Dantas Jr. - Em 23/04/2025 às 11:33 AM

Aeroporto De Jericoacoara Em Cruz

Aeroporto de Jericoacoara, que fica localizado no município de Cruz Foto: Divulgação

A Dix Empreendimentos, pertencente ao grupo pernambucano Agemar, foi contratada de forma emergencial pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) para assumir a operação dos aeroportos de Jericoacoara (em Cruz) e Aracati, no litoral cearense.

A decisão foi oficializada no Diário Oficial do Estado em 15 de abril e marca uma nova fase na administração da aviação regional cearense, após o fim do contrato com a Infraero.

O acordo, que dispensa licitação, prevê a execução de serviços de operação, administração, manutenção e conservação nos dois terminais, com valor total de R$ 12,1 milhões.

Como será a transição

A atual divisão dos terminais regionais foi organizada em dois blocos. A Dix venceu a concorrência emergencial do Bloco 1. O Bloco 2, com os demais oito aeroportos (como Camocim, Iguatu, Sobral e Tauá), ainda aguarda definição.

O controle da malha aérea regional será transferido em breve da SOP para a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), que deve assumir a gestão após a conclusão da transição administrativa.

O secretário Eduardo Bismarck afirmou que só se pronunciará oficialmente após o processo estar concluído: “A Setur só poderá atuar plenamente quando receber os aeroportos formalmente. Até lá, a SOP segue responsável pelas definições”, afirmou.

A transição da gestão deve ser concluída até o dia 30 de abril, prazo em que a Infraero encerra formalmente suas atividades nos aeroportos cearenses.

A saída da estatal federal foi definida em comum acordo com o Governo do Estado, menos de um ano após a assinatura do contrato inicial, em agosto de 2023. O encerramento antecipado visa garantir a continuidade dos serviços durante o processo de transição.

Quem é a nova operadora

A experiência da Dix no setor é um dos pilares da nova gestão. A empresa já administra aeroportos regionais e capitais em diferentes estados, incluindo Fernando de Noronha (PE), Belém (PA), Macapá (AP) e São José do Rio Preto (SP).

Em Noronha, a companhia anunciou investimento de R$ 57 milhões em um novo terminal de passageiros, com entrega prevista para 2026.

 

Mais notícias

Ver tudo de IN Business