MAIS 13 LOJAS

Grupo São Luiz tem projeto de expansão ambicioso e aposta as fichas em inovação

Por Marcelo - Em 03/05/2023 às 7:11 PM

Em um evento que lotou o auditório da Alessandro Belchior Imóveis, no Meireles, o presidente e a diretora de Estratégia e Inovação do Grupo São Luiz – Severino Ramalho Neto e Joana Ramalho -, falaram sobre o plano de expansão da rede varejista cearense. Ele inclui a abertura de dez novas unidades do Mercadão São Luiz até 2026, sendo nove lojas na Região Metropolitana de Fortaleza e uma no Cariri, além de três dos Mercadinhos São Luiz na RMF.

Alessandro, Joana e Severino Ramalho, Germano e Delano Belchior, antes da apresentação

Outro fato relevante anunciado durante o almoço do Grupo Amigos em Ação – liderado pelos irmãos, Alessandro, Delano e Germano Belchior -, reunindo um seleto grupo de empresários de vários setores, foi que Severino Neto deixará a presidência do Grupo São Luiz no ano que vem, quando completará 65 anos. Em seu lugar assumirá o cargo de presidente da rede varejista seu irmão, Fernando Ramalho, até que atinja a mesma idade. Trata-se do processo de renovação e oxigenação da empresa. E incluído no projeto de compliance, que prevê diversas mudanças, pensando no conceito de futuro.

Muito trabalho

Com 97 anos de atuação desde sua origem, em 1926, com a abertura da Casa São Luiz, atualmente o Grupo São Luiz tem 51 anos de varejo, 23 lojas de suas duas bandeiras, 27 mil funcionários, 35 mil clientes por dia e mais de 20 mil itens em suas gôndolas e prateleiras. “Tudo isso é resultado de muito trabalho, seguindo o exemplo do meio tio João Melo, que era um grande varejista. E outro número que muito nos orgulha é que no ano passado atingimos um crescimento de 19,22%, ou seja, um número bastantes expressivo”, afirma Severino Neto.

Outro ponto de destaque da apresentação realizada por ele e Joana, foi seguinte afirmação: “A longevidade é filha da inovação”. A diretora ressaltou que existem dois tipos de inovação: a incremental – que requer investimento pequeno, retorno mais garantido, produtos já existentes e aceitação comprovada; mas há também a radical – com quebra de concepções antigas, que propõe transformações; riscos maiores e explora novos setores. E no Grupo São Luiz os dois tipos têm sido implementados nos últimos anos.

Joana e Severino Ramalho tem trabalhado muito a área de inovação

E o processo mais radical foi a criação do Mercadão São Luiz, inicialmente no Cariri, para concorrer com três redes de atacarejo que se instalaram naquela região do Estado e vinham retirando clientes da varejista cearense. Com lojas mais compactas, cerca de 4.000m², mix de produtos menor e descontos significativos, o novo modelo de negócio agradou ao público, e foi feita uma experiência no Shopping RioMar Kennedy. Mais uma vez o consumidor respondeu positivamente, e até 2026 serão construídas mais dez unidades no Ceará, a expressiva maioria, nove lojas, na RMF.

A primeira delas será inaugurada na Avenida Washington Soares, nas Seis Bocas e, segundo pai e filha, o Mercadão tem uma ampla área de crescimento a capital cearense, representando cerca de 80% do território de Fortaleza. “Estamos trabalhando em nosso Centro de Distribuição com mais de 40.000m² de terreno e cerca de 30 mil posições de pallets, para suportar esse processo de expansão. Outra inovação implementada e que vem obtendo bons resultados, principalmente nas lojas do Mercadinhos São Luiz, é o self check-out, que alcança um dos maiores índices de uso no Brasil”, ressaltaram Severino e Joana Ramalho.

Auditório da Alessandro Belchior Imóveis ficou lotado e reuniu um seleto grupo de empresários

Mais notícias

Ver tudo de IN Business