Comportamento financeiro
Guardar dinheiro lidera metas dos brasileiros para 2026
Por Redação - Em 30/12/2025 às 4:09 PM

Um levantamento do Datafolha aponta que 44% da população pretende guardar dinheiro em 2026 FOTO: Agência Brasil
Economizar será a principal prioridade financeira dos brasileiros no próximo ano. Um levantamento do Datafolha aponta que 44% da população pretende guardar dinheiro em 2026, colocando a formação de reserva financeira no topo da lista de objetivos pessoais.
A meta surge em um contexto de fragilidade das finanças das famílias, apesar de sinais recentes de melhora no ambiente econômico, como a desaceleração da inflação e os primeiros indícios de recuo no endividamento.
Dados da Serasa mostram que o desafio ainda é elevado. Mais de 80 milhões de brasileiros estão endividados, com cerca de 321 milhões de dívidas ativas que somam aproximadamente R$ 509 bilhões. Mesmo com a intenção de controlar gastos, a população ampliou o consumo na primeira metade de 2025 em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além de poupar, o levantamento indica que os brasileiros também pretendem investir mais em saúde e qualidade de vida, com destaque para a prática de atividade física e melhorias na alimentação. Passar mais tempo com familiares e amigos também figura entre os principais objetivos.
O desejo de empreender aparece como outra meta relevante: 23% afirmam querer trabalhar por conta própria ou abrir um negócio em 2026.
Mais notícias
Mercado em expansão






























