CARÁTER PERMANENTE
Haddad anuncia criação de delegacia da Receita Federal contra crimes financeiros e crime organizado
Por Redação - Em 25/09/2025 às 3:26 PM

Segundo Haddad, a nova estrutura permitirá o deslocamento de mais servidores, em articulação com o Ministério da Gestão e da Inovação, e terá caráter permanente FOTO: Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou nesta quinta-feira (25) que será instalada, em Brasília, uma delegacia da Receita Federal especializada no combate a crimes contra o sistema financeiro e ao crime organizado. A medida foi anunciada após a Operação Spare, que investiga atividades do Primeiro Comando da Capital (PCC) em esquemas de maquininhas de cartão em estabelecimentos comerciais.
Segundo Haddad, a nova estrutura permitirá o deslocamento de mais servidores, em articulação com o Ministério da Gestão e da Inovação, e terá caráter permanente. “Queremos institucionalizar para impedir retrocessos. Quando se cria um órgão de Estado voltado a uma finalidade, fica mais difícil desfazer”, afirmou.
O ministro destacou que a delegacia deve tornar mais visível e eficaz o enfrentamento ao crime organizado, independentemente de mudanças de governo. Ele ressaltou ainda a importância da integração com o Coaf, Polícia Federal, Ministério Público, Gaeco e polícias civil e militar para fortalecer os resultados das operações conjuntas.
Além da iniciativa, Haddad defendeu a aprovação do projeto do Devedor Contumaz, já aprovado pelo Senado e em análise na Câmara. A proposta busca coibir práticas recorrentes de fraude fiscal, como a abertura e o fechamento sucessivo de CPFs para burlar a legislação.
De acordo com as investigações da Operação Spare, integrantes do PCC utilizavam motéis, postos de combustíveis e lojas de conveniência para movimentar recursos e financiar atividades criminosas em São Paulo.
Mais notícias
Conexão Criativa



























