RELAÇÕES COMERCIAIS
Haddad pede fim de tarifas dos EUA e aposta em aproximação entre Lula e Trump
Por Redação - Em 24/09/2025 às 6:00 AM

“Não faz sentido manter barreiras para exportações da região”, disse Haddad FOTO: Agência Brasil
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu, nessa terça-feira (23), que os Estados Unidos eliminem as tarifas aplicadas a produtos da América do Sul. Para ele, as restrições comerciais são injustificadas, já que o Mercosul registra déficit na balança com o país norte-americano.
“Não faz sentido manter barreiras para exportações da região. O Mercosul é deficitário em relação aos EUA, e essa lista precisa acabar”, afirmou após palestra no IDP, em Brasília.
Haddad destacou que as relações entre Brasil e Estados Unidos devem ser baseadas em cooperação econômica, independentemente de divergências políticas. Segundo ele, a possível reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, sugerida pelo americano na ONU, pode abrir espaço para retomar negociações em áreas estratégicas.
Entre os temas citados estão acordos ligados à transição energética, exploração de minerais críticos, biocombustíveis e diversificação produtiva, que ficaram paralisados nos últimos anos. “É hora de separar política de economia e fazer avançar os entendimentos”, disse o ministro.
Ele voltou a usar como exemplo o setor agrícola, em especial o café, para reforçar a necessidade de derrubar barreiras comerciais impostas pelos Estados Unidos.
Mais notícias
Registro Natalino



























