Sistema Financeiro

Haddad vê risco de fraude histórica em caso envolvendo o Banco Master

Por Redação - Em 13/01/2026 às 2:59 PM

Fernando Haddad Foto Agência Brasil

Haddad também ressaltou que o episódio envolve o Fundo Garantidor de Créditos, que tem participação de bancos públicos como Caixa e Banco do Brasil FOTO: Agência Brasil

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (13) que as investigações em torno do Banco Master podem revelar o que seria a maior fraude bancária da história do Brasil, diante de indícios de irregularidades nos negócios da instituição financeira.

Em entrevista à imprensa em Brasília, Haddad destacou a necessidade de cautela na apuração dos fatos, mas ressaltou a firmeza das autoridades envolvidas, incluindo o Banco Central, que determinou a liquidação extrajudicial do banco, e o Tribunal de Contas da União (TCU), que tem acompanhado o caso.

O ministro afirmou que tem mantido contato regular com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, e com o presidente do TCU, Vital do Rêgo, para garantir transparência e o ressarcimento de eventuais prejuízos, além de preservar o interesse público.

Haddad também ressaltou que o episódio envolve o Fundo Garantidor de Créditos (FGC), que tem participação de bancos públicos como Caixa e Banco do Brasil, o que reforça o impacto institucional da situação.

A investigação ganhou atenção após o Banco Central constatar problemas graves de liquidez e suspeitas de transações fraudulentas, o que levou à intervenção e à liquidação da instituição em novembro do ano passado.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business