GOVERNO DIGITAL

Hugo Figueirêdo revela planejamento estratégico da Etice em evento nacional

Por Marcelo Cabral - Em 05/12/2025 às 9:09 AM

A Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC) realiza, em São Paulo, a 175ª Reunião Ordinária do Conselho de Associadas (ROCA), encontro que concentra as principais discussões sobre a agenda de governo digital para 2026. A programação será encerrada nesta sexta-feira (5), reunindo presidentes, dirigentes e equipes técnicas das empresas públicas de TIC dos estados e do Distrito Federal, além de parceiros estratégicos do ecossistema nacional de tecnologia.

Hugo Figueirêdo apresentou o planejamento estratégico da Etice para 2026                 Foto: Divulgação

Ao longo dos dois dias, o fórum aprofunda debates sobre cibersegurança, inteligência artificial aplicada ao setor público, proteção de dados, cloud soberana e a nova edição do – instrumentos essenciais para o avanço da transformação digital nos governos estaduais.

Logo na abertura ocorreu o Café da Manhã com o setor privado, momento dedicado à apresentação de projetos estruturantes e perspectivas de investimento. Na ocasião, o presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Hugo Figueirêdo, detalhou o planejamento da companhia para 2026, incluindo a ampliação do Cinturão Digital do Ceará (CDC), o upgrade na infraestrutura do datacenter da estatal e o desenvolvimento de soluções baseadas em inteligência artificial, entre outras iniciativas estratégicas.

Temas complexos em debate

O encontro também discute temas que têm ganhado complexidade no setor público, como o impacto dos deepfakes, a escalada das fraudes digitais e a necessidade de modelos cada vez mais proativos e preditivos de segurança da informação. A ROCA contempla ainda reflexões sobre liderança, inovação e propósito na gestão pública contemporânea.

Empresas parceiras conduzem painéis sobre temas sensíveis para a administração estatal, incluindo  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com apresentação de cases reais de privacidade e segurança, além da evolução dos modelos de defesa – da abordagem tradicional às arquiteturas de defesa inteligente.

As discussões se estendem a cenários sobre o futuro dos profissionais de cibersegurança no contexto de uso crescente da IA e ao painel ‘A virada de jogo da IA’, dedicado ao potencial transformador das soluções inteligentes no âmbito do governo digital.

Hoje haverá a apresentação da nova edição do IOSPD, conduzida por Marcelo Cornélio, vice-presidente de Inovação da ABEP, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Em seguida, ganham destaque casos de transformação digital com foco em soluções escaláveis e interoperáveis, além de um painel dedicado à Cloud Soberana, que abordará arquitetura, governança e segurança para dados críticos do setor público.

O encontro encerra com espaço para deliberações internas do Conselho de Associadas, seguido de almoço, consolidando mais uma edição da ROCA como um dos mais importantes fóruns de coordenação estratégica e inovação tecnológica do setor público brasileiro.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business