MAIS PRODUTIVIDADE

IA pode elevar comércio global em até 40% até 2040, aponta OMC

Por Redação - Em 17/09/2025 às 1:50 PM

Omc Organização Mundial Do Comércio

A OMC reforça ainda a importância de regras comerciais previsíveis e tarifas mais baixas sobre insumos críticos, como semicondutores, para viabilizar o avanço da IA

A inteligência artificial pode ampliar em até 40% o valor do comércio internacional de bens e serviços até 2040, segundo o Relatório de Comércio Mundial divulgado nesta quarta-feira (17) pela Organização Mundial do Comércio (OMC). O estudo aponta que a tecnologia tem potencial para reduzir custos, elevar a produtividade e impulsionar o PIB global em até 13% no mesmo período.

A análise destaca ganhos possíveis em áreas como logística, conformidade regulatória e comunicações. Ferramentas de tradução baseadas em IA, por exemplo, podem facilitar a internacionalização de pequenos produtores e varejistas, permitindo maior inserção em mercados globais. Em países de baixa renda, a adoção da tecnologia poderia elevar as exportações em até 11%, desde que acompanhada por investimentos em infraestrutura digital.

Apesar do otimismo, o relatório adverte que a falta de políticas inclusivas pode aprofundar desigualdades entre economias desenvolvidas e emergentes. “Os efeitos da IA levantam preocupações de que muitos trabalhadores e até países inteiros possam ser deixados para trás”, afirma o documento.

Durante o lançamento do estudo, em Genebra, a diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, ressaltou a necessidade de políticas públicas voltadas para educação, capacitação profissional e redes de proteção social, a fim de administrar os impactos sobre o mercado de trabalho. “Gerenciar essa transição exige investimentos estratégicos para garantir que os benefícios sejam amplamente compartilhados”, destacou.

A OMC reforça ainda a importância de regras comerciais previsíveis e tarifas mais baixas sobre insumos críticos, como semicondutores, para viabilizar o avanço da IA. Para a entidade, a tecnologia pode ser uma força positiva no comércio global, desde que acompanhada de medidas que assegurem inclusão e equilíbrio econômico.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business