reajuste de dados
IBGE atualiza estatísticas de emprego após revisão demográfica
Por Aflaudisio Dantas - Em 27/07/2025 às 11:19 AM

Os novos dados já virão em relatóro que será divulgado na próxima quinta-feira (31) Foto: divulgação/IBGE
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vai promover uma atualização na série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), que abrange dados desde 2012. O ajuste é motivado pelos novos parâmetros populacionais provenientes do Censo de 2022, incorporados às projeções divulgadas em 2024, que indicam menores estimativas populacionais do que as anteriormente adotadas na pesquisa.
Essa revisão resulta da rotina técnica do IBGE de ajustar suas pesquisas amostrais após cada recenseamento demográfico decenal ou eventos excepcionais, como foi o caso da pandemia de covid‑19, quando a coleta precisou ser feita por telefone. O procedimento dará origem a novos índices para taxa de desemprego, contingente de desocupados e população ocupada, embora os indicadores percentuais devam sofrer alterações marginalmente pequenas, normalmente apenas na segunda ou terceira casa decimal.
Tais mudanças são necessárias porque, com base no Censo 2022, o IBGE estima que a população brasileira em 2024 era de 212,6 milhões, enquanto a Pnad sugeria mais de 216 milhões. Essa discrepância exige apontamentos na amostra populacional da pesquisa para manter sua representatividade estatística.
A nova série, que será divulgada na próxima quinta-feira (31), trará os dados até o trimestre encerrado em junho, já refletirá os novos parâmetros demográficos.
Mais notícias
Conexão Criativa



























