
INOVAÇÃO
IBM mira computador quântico prático até 2029
Por Redação - Em 10/06/2025 às 4:33 PM

A IBM, no entanto, reformulou sua abordagem em 2019 e acredita ter desenvolvido um novo algoritmo que reduz drasticamente o número de qubits necessários para a correção de erros
A IBM anunciou nesta terça-feira (10) sua ambição de ter um computador quântico funcional e prático até 2029. A empresa detalhou seus planos para superar os desafios da tecnologia atual, que, apesar de promissora, gasta grande parte de sua capacidade corrigindo erros, o que a impede de superar os computadores clássicos.
A peça central dessa estratégia é o “Starling”, um computador quântico com aproximadamente 200 qubits lógicos, que será construído em um novo data center em Poughkeepsie, Nova York. Os qubits são a unidade fundamental da computação quântica, e a quantidade projetada para o Starling seria suficiente para começar a demonstrar vantagens sobre as máquinas tradicionais. A IBM também visa um sistema ainda maior até 2033.
Empresas como Microsoft, Alphabet e Amazon, além de diversas startups, também estão investindo pesado na computação quântica. O principal obstáculo enfrentado por todos é a alta taxa de erro dos qubits. Embora sejam rápidos, eles exigem que parte da capacidade do sistema seja dedicada à correção de falhas para que o trabalho útil seja viável.
A IBM, no entanto, reformulou sua abordagem em 2019 e acredita ter desenvolvido um novo algoritmo que reduz drasticamente o número de qubits necessários para a correção de erros. Jay Gambetta, vice-presidente da iniciativa quântica da IBM, explicou que a empresa mudou a metodologia: em vez de criar a teoria da correção de erros e depois tentar construir um chip compatível, a equipe da IBM analisou os chips viáveis de construir e, a partir daí, desenvolveu uma abordagem de correção de erros. Essa mudança de paradigma deu à IBM a confiança para planejar uma série de sistemas entre este ano e 2027, culminando em máquinas de maior escala.
Mais notícias


SEGURANÇA MÁXIMA
