ALTA PERFORMANCE

Indústria cearense cresce 3,54% no 2TRI25, bem acima da média nacional

Por Marcelo Cabral - Em 22/09/2025 às 7:10 PM

A indústria do Ceará apresentou desempenho robusto no segundo trimestre deste ano, registrando expansão de 3,54% em relação ao mesmo período do ano anterior. O resultado supera com folga a média nacional, que foi de 1,1% no mesmo intervalo. Os dados, divulgados pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), integram o balanço do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, que avançou 3,86% no período.

Setor industrial avança graças à política de incentivos fiscais, por meio do FDI            Foto: Asom/Adece

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Danilo Serpa, o desempenho é reflexo direto da política industrial adotada pelo governo. “O resultado demonstra que o Ceará, sob a liderança do governador Elmano de Freitas, tem sido arrojado quanto às políticas de desenvolvimento econômico. Dentro da amostragem por setor, percebemos que parte significativa desse desempenho vem de empresas que são beneficiadas pelos incentivos fiscais do governo, por meio do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FDI)”, afirma.

Segmentos em destaque

O avanço foi puxado especialmente pelos segmentos de eletricidade, gás e água (7,03%), indústria de transformação (3,19%) e construção (2,09%). Dentro da indústria de transformação – setor mais beneficiado pelo FDI -, destacaram-se as atividades de metalurgia, produtos químicos e calçados, que registraram expansão significativa no período.

O titular da Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE), Domingos Filho, ressaltou que esta performance vai além das estatísticas, refletindo diretamente na vida da população. “Mais que números, o resultado reflete o exponencial crescimento de oportunidades econômicas em nosso estado, que beneficiam milhares de famílias. Trata-se de uma realidade próspera decorrente do trabalho estratégico do governador Elmano de Freitas, para colocar o Ceará na rota do desenvolvimento econômico por meio de investimentos que impulsionam as vocações regionais dos municípios e atração de novos aportes do Brasil e do mundo para o território cearense”, destaca.

O desempenho industrial fortalece a estratégia do governo cearense de posicionar o Estado como polo competitivo no cenário nacional. Ao articular incentivos fiscais, atrair novos investimentos e apoiar setores estratégicos, o Ceará consolida um ciclo virtuoso de desenvolvimento, combinando crescimento econômico, geração de emprego e atração de capital produtivo.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business