APONTA CNI

Indústria inicia segundo semestre com baixa confiança

Por Redação - Em 22/07/2025 às 4:19 PM

Aço, Alumínio, Produção Industrial Foto Freepik

Apenas o Nordeste manteve um cenário positivo. Nas demais regiões, a confiança continua baixa FOTO: Freepik

A confiança da indústria brasileira recuou no início do segundo semestre, segundo dados divulgados nesta terça-feira (22) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu em 21 dos 29 setores analisados em julho.

O levantamento, realizado entre 1º e 10 de julho com 1.788 empresas, aponta que a redução da confiança ainda não reflete os efeitos das novas tarifas sobre produtos brasileiros impostas pelos Estados Unidos. Segundo Marcelo Azevedo, gerente de Análise Econômica da CNI, a queda está mais relacionada ao recente aumento da taxa Selic.

O Norte foi a região com maior recuo no índice, caindo de 53 para 50 pontos — marca que indica transição da confiança para a neutralidade. Apenas o Nordeste manteve um cenário positivo. Nas demais regiões, a confiança continua baixa.

Setores como perfumaria, produtos diversos e borracha migraram para a zona de desconfiança. No total, 23 setores industriais apresentaram pessimismo. Apenas o segmento de manutenção e reparação passou a demonstrar confiança.

A queda também atingiu empresas de todos os portes, com maior impacto entre as médias (-1,3 ponto), seguidas por grandes (-1,1) e pequenas (-0,7).

Mais notícias

Ver tudo de IN Business