RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Iniciativas ESG da Ambiental Ceará são destaque em eventos sobre inovação e sustentabilidade

Por Redação - Última Atualização 27 de setembro de 2023

Diretora De Relações Institucionais Da Ambiental Ceará, Águeda Muniz2

A diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, participou dos eventos ProEnergia Summit e Kite for the Ocean

Maior Parceria Público-Privada (PPP) de esgoto do Brasil, impactando a vida de 4,3 milhões de cearenses, a Ambiental Ceará está comprometida com a agenda ESG, cujas ações foram apresentadas, nesta semana, em eventos sobre energia, inovação e sustentabilidade realizados no Estado.

“A nossa atividade é inteiramente ESG. Tratar o esgoto e, com isso, ajudar a despoluir rios, açudes e os mares é essencial para a preservação do meio ambiente e, também, para levar mais dignidade e caminhos sustentáveis de desenvolvimento para as pessoas”, destacou a diretora de Relações Institucionais da Ambiental Ceará, Águeda Muniz, que apresentou as iniciativas ESG da empresa no ProEnergia Summit, realizado na quinta-feira (21), em Fortaleza, e no Kite for the Ocean, na sexta-feira (22), no Cumbuco.

Durante os eventos, a diretora destacou ações como o programa Afluentes, que estreita o relacionamento entre a empresa e a comunidade, e a meta de ampliação da participação de negros e mulheres na diretoria da companhia. “A Aegea, empresa controladora da Ambiental Ceará, é signatária do Pacto Global da ONU e, com isso, se compromete, entre outras coisas, a aumentar a representatividade feminina em cargos de liderança para 45%, e a de negros para 27%, até 2030”, detalhou Águeda.

No ProEnergia Summit, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Ceará (Sindienergia), Águeda participou do painel sobre ESG, na quinta-feira, ao lado de nomes como o economista sênior de energia do Banco Mundial, Carlos Costa, e do secretário executivo da Casa Civil, Célio Fernando. Já no Kite for the Ocean, a diretora da Ambiental Ceará participou do painel “Cidades costeiras, inteligentes e sustentáveis”, na tarde de sexta-feira, ao lado do presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Leandro Alves de Araújo; e do coordenador da Planta de Dessalinização de Água Marinha do Ceará, Silvano Porto.

PPP de esgoto

Por meio da PPP firmada com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a Ambiental Ceará é responsável pela ampliação, operação e manutenção dos sistemas de esgotamento sanitário em 24 municípios das regiões metropolitanas de Fortaleza e do Cariri. A PPP atende 4,3 milhões de pessoas e, ao todo, R$ 19 bilhões serão investidos – desse total, R$ 6,2 bilhões serão aplicados em obras.

A Ambiental Ceará, em parceria com a Cagece, irá cumprir as metas estabelecidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento, que determina que 90% da população tenha acesso à coleta e ao tratamento de esgoto até o ano de 2033, avançando para 95% em 2040.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business