COMÉRCIO EXTERIOR

Inspeção russa em cinco frigoríficos pode abrir mercado para peixes brasileiros

Por Redação - Em 31/01/2026 às 12:01 AM

Peixes, Pescados Foto AgÊncia Brasil

As unidades poderão receber a autorização oficial para exportar peixes e derivados brasileiros à Rússia, abrindo uma nova frente para produtos do agronegócio nacional naquele mercado FOTO: Agência Brasil

O Serviço Federal de Supervisão Veterinária e Fitossanitária da Rússia (Rosselkhoznadzor) confirmou que autoridades russas vão inspecionar cinco plantas frigoríficas brasileiras em fevereiro de 2026 como parte de um processo de habilitação para que essas unidades possam exportar pescado ao mercado russo, informou o órgão.

A ação faz parte de um esforço das autoridades sanitárias russas para ampliar o acesso de produtos brasileiros ao país, em um contexto em que a demanda por pescado importado tem crescido. As inspeções começam com auditorias virtuais neste mês e, no terceiro trimestre de 2026, está prevista uma segunda etapa de auditorias presenciais nas instalações.

Se aprovadas nas avaliações, as unidades poderão receber a autorização oficial para exportar peixes e derivados brasileiros à Rússia, abrindo uma nova frente para produtos do agronegócio nacional naquele mercado.

O interesse russo em ampliar a importação de pescado ocorre em um cenário de crescimento das compras russas de peixe de outros países. Em 2025, a Rússia importou cerca de US$ 188,3 milhões em pescado da China, um valor 34% maior do que em 2024, segundo dados de alfândega chinesa citados pelas autoridades russas.

Atualmente, a pauta exportadora do Brasil para a Rússia inclui itens como carnes, queijo, ração animal e aditivos, e a inclusão de pescado poderia contribuir para diversificar a pauta bilateral de comércio, tradicionalmente marcada por déficits na balança devido à forte dependência brasileira de fertilizantes e combustíveis russos.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business