MERCADO

Investidores em alerta com impacto da gripe aviária no setor de proteínas

Por Redação - Em 19/05/2025 às 11:00 AM

Galinhas, Frangos, Granja Foto Freepik

O Brasil já implementou medidas de regionalização da área afetada e iniciou negociações com a Organização Mundial de Saúde Animal e países importadores FOTO: Freepik

O primeiro caso de gripe aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial foi registrado na cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul, o que levou à suspensão temporária das exportações brasileiras de carne de frango para a China e a União Europeia. O Ministério da Agricultura informou que embarques realizados anteriormente não serão afetados e que o país trabalha para reverter a situação rapidamente, com a expectativa de normalização dentro de 60 dias.

O caso, que envolve uma granja de produção de ovos férteis, é o primeiro foco de IAAP detectado em sistema de avicultura comercial no Brasil. Embora o vírus esteja presente em diversas partes do mundo desde 2006, o Ministério garantiu que a gripe aviária não oferece risco ao consumo de carne e ovos, e o risco de transmissão para seres humanos é baixo.

O anúncio do surto de gripe aviária coincidiu com a fusão da BRF e da Marfrig, duas das maiores empresas de alimentos do Brasil, o que gerou movimentação no mercado. As ações da Marfrig subiram cerca de 20% na B3. O CEO da BRF, Miguel Gularte, minimizou os impactos do caso, destacando que a resposta do Brasil é eficiente e a sanidade do setor é robusta.

Além disso, o Brasil já implementou medidas de regionalização da área afetada e iniciou negociações com a Organização Mundial de Saúde Animal e países importadores sobre as ações necessárias para evitar maiores impactos.

Investidores devem acompanhar de perto a evolução do surto. Para o gestor da Lifetime Asset, Lucas Tambellini,  a reação do mercado será dependente dos desdobramentos do caso nos próximos dias.  O economista da FIA, Claudio Felisoni, concorda que o risco de queda nos preços das ações existe, mas considera prematuro tomar decisões precipitadas.

A fusão da Marfrig e BRF, no entanto, é vista como um fator mais relevante para o curto e médio prazo. Hugo Queiroz, sócio da L4 Capital, enfatiza que, apesar da preocupação com a gripe aviária, o setor tem capacidade de adaptação, com possibilidade de realocar a produção para outras plantas caso necessário.

Impactos limitados

Embora o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial brasileira tenha gerado incertezas, a resposta rápida das autoridades e a solidez das grandes empresas do setor alimentício indicam que os impactos devem ser limitados. A fusão entre Marfrig e BRF e as ações de regionalização adotadas pelo Ministério da Agricultura são os principais pontos de foco no mercado neste momento.

Mais notícias

Ver tudo de IN Business